Como é seu adolescente??

12 de junho de 2013 14 comentários


Cheguei em um ponto da minha vida que todas as mães e filhos são iguais só muda o endereço.

Quando são pequenos fazemos tudo por eles, tadinhos não podem ajudar em nada em casa são pequeninhos  lembro-me muito bem que eu vivia falando pra filha quero que você estude e tire boas notas , serviço da casa é comigo.
Minha filha nunca lavou o copo depois disso. Um erro!!!
Nós mães achamos que estamos fazendo certo o certo na maioria das vezes, não deixamos ninguém dar palpites e o pior de tudo eles crescem e o serviço de casa aumenta.

Tolha molhada jogada, cinco copos sujos na pia, tênis, chinelos e pantufas espalhados pelo quarto, papel de bala, salgadinho, chapinha, secador e bolacha amassados em um canto qualquer, roupa suja misturada com roupa limpa, cama desarrumada, enfim, um CAOS. Não sei como é a rotina do seu adolescente( imagino que deve ser mais fácil, espero), mas na minha é exatamente como descrita acima. Não é nada fácil falar todos os dias as mesmas coisas: lave isso, arrume aquilo, guarde tudo no lugar. TODOS OS DIAS AS MESMAS COISAS estão fora do lugar, chamo isso de CAOS. Você sai de casa pra trabalhar e deixa tudo no seu devido lugarzinho e quando volta pra casa........ Você surta!!!!! 

Depois fica perguntando o que está acontecendo, o que houve... É brincadeira... 

A "pessoa adolescente" está com a cabeça tão ocupada com suas "prioridades adolescenticas"  que nem se dá conta da conta da sua desorganização, pode até pular por cima do tênis jogado que nem enxerga que aquele objeto está fora do lugar, TOTALMENTE SEM NOÇÃO...

Esse dias eu ouvi um absurdo na boca de uma homem que nem vale a pena citar quem é e fiquei "lilás": Serviço de casa é coisa de mulher. Como assim??? Coisa de mulher???? Nem pensar?! Homem tem o dever e a obrigação de ajudar em casa sim senhor, seja este homem marido, pai ou filho. Pensando nisso resolvi desenvolver uma tática para Filhos Adolescentes ajudarem em casa. Não arrumo mais seus quartos. Toalha de banho, eles que tem que estender no varal pra secar, senão vai ficar molhada e não deixo trocar. Seus quartos eles que arrumem. Acabou de comer, leve o prato, copo e talhares pra pia. tomou água gelada, enche as garrafas que estiver vazia. Pensando nisso, resolvi desenvolver uma tática para Filhos Adolescentes ajudarem nas tarefas de casa. não arrumo mais seus quartos. toalha de banho, tem que estender no varal pra secar, senão fica molhada e não deixo trocar.

Seus quartos eles que tem que arrumar, acabou de comer leve o prato e talheres até a pia. Tomou água gelada enche as garrafas que estiver vazia. Roupa de cama, eles que tem que trocar e seus guardas roupas tem que estar organizado. 

Assim facilita na hora da procura das peças. Roupas sujas tem que levar pra lavanderia senão vai ficar suja. Afinal somos 4 em casa e um pra limpar,  e , se cada um fizer a sua parte, a casa se mantem organizada a semana toda. 

Outra bem simples  e que funciona muito bem, são os bilhetinhos, isso mesmo, BI-LHE-TE. Como a cabecinha deles está em outra galáxia, nada mais funcional que o tal bilhetinho pra vocês lembrarem de seus afazeres. gente, acreditem...FUNCIONAAAAA!!!!! 

A "pessoa" chega a ticar a tarefa cumprida e acaba acrescentando outras que tem que fazer e o melhor de tudo, é que cria-se uma rotina na vida deles e como arrumar uma quarto está sempre em primeiro lugar da lista, tornou-se uma tarefa automática. Claro que nem sempre lembro de deixar o tal bilhetinho, por isso deixei salvo no meu celular e agora é só enviar e pronto. Isso se eu não enviar pelo Face deles. 

Acaba o stress e você fica menos irritada. Cada uma faz a sua parte no momento que achar melhor.




14 comentários:

  • Unknown disse...

    hehehe
    fase complicada
    e achamos que só nós(adolescente) sabemos as coisas rs
    que ninguém nos entende
    linda quarta
    bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

  • LETEIA BISPO disse...

    Muito cuidado com eles,
    São muitos sabidos e a mãe não pode deixar muito a vontade
    Sempre tem que dar uma obrigção em casa para fazer.
    Amei a resenha
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

  • Anne Lieri disse...

    Toninha,bem legais as suas dicas porque divide as tarefas e vc não se stressa tanto!Bjs,

  • Del Rodrigues disse...

    Olá Tonynha,muito boas as dicas e o seu texto... esta fase na vida dos filhos é realmente muito complicada...tem mãe que pensa que quando o filho cresce o trabalho diminui...rsrrs...engana-se...tem um ditado antigo que diz:"Filhos criados, trabalhos dobrados"...Os problemas e preocupações passam a ser outros...rsr Beijocas. Paz e Luz! :)

  • Nani disse...

    Ótimas Dicas!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

  • Coisas da Lara disse...

    A maioria dos blog's que visito são de mães de bebês ou pequenos..... muito legal ver um post de filhos maiores, afinal, minha filha vai crescer! Bjus Coisas da Lara

  • Thayna Ranage disse...

    aqui alycia me ajuda, apesar dela ser uma bebe de 2 anos, faz coisas simples como pegar uma fralda pra bella, e o reto srsr ela me imita e faz do mesmo jeito...espero que ela me ajude quando tiver maior srrs

  • Unknown disse...

    Adorei o texto e com ótimas dicas. Tenho uma sobrinha adolescente é bem como vc disse rsrsrs
    Bjos
    TATTY
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

  • Unknown disse...

    Oi Toninha, o ideal e começar desde cedo messsssssssssmo, pra quando chegar esta fase, ser mais fácil resolver pequenos conflitos.
    Grande beijo, Genis

  • Cibele Lima disse...

    Ainda bem que estou longe dessa fase ainda! falta muito para o Pedro virar adolescente...vou me preparando enquanto isso! kk bjo

  • Donetzka Cercck L. Alvarez disse...

    Toninha.

    É uma pena que não recebo mesmo atualizações deste teu ótimo blog.

    E está na minha lista de blogs favoritos e continua como "template free".

    Adoro esse seu blog porque tem conteúdo interessantíssimo!

    Veja isso e vou procurar o selinho.

    Estou pegando os selinhos e divulgando o blog amigo na categoria Selinhos e Mimos com o nome e link do blog.

    Beijos,lindo domingo e hoje vc me visitou mesmo!
    Vai chegar ao top comentarista?

    Donetzka

  • artesanatodanil disse...

    Oi lindaaaa que fofuraaa muito lindoooo,que DEUS te ilumine,tenha uma semana abençoada por DEUS beijos e fica com DEUS lindaaaa,parabéns pelo seu blog,que é uma fofuraaaaaa beijos

  • Donetzka Cercck L. Alvarez disse...

    Uau!!!

    Normalizaram seus 3 blogs,Toninha!

    Estou abrindo normal e esse post sobre adolescentes é excelente!

    Não tenho mais nenhum,mas muitas têm.

    Beijos

    Donetzka

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design