Ensinando as crianças a se relacionar: Ensinando habilidades de resolução de problemas e controle

19 de junho de 2013 8 comentários
Toda mãe quer que seus filhos sejam capazes de se relacionar bem com as pessoas, que saibam respeitar os direitos do outro, tenham bons amigos, sigam as normas necessárias ao bom convívio em sociedade, enfim, que sejam bons cidadãos. Para isso, você, mãe, precisa ensinar vários comportamentos a seus filhos, para que eles possam se comportar de maneira adequada em determinadas situações. 

Sabe-se que as crianças aprendem, principalmente, por meio da imitação. Por  esse motivo, é extremamente importante que os pais tenham consciência de que a maneira como eles (pais) se comportam, certamente será o modelo que seus filhos terão para se comportar. Não adianta pedir para o filho não agredir um colega da escola, por exemplo, se quando você fica nervosa acaba agredindo o próprio filho. É essencial que suas ações e atitudes sejam coerentes com o que você diz ser o correto aos seus filhos. Vale mais agir do que falar!

Ensinar as crianças a se relacionar, a ter boas maneiras, compartilhar ou repartir e a ter empatia (saber se colocar no lugar do outro) pode ser uma tarefa simples se fizer parte da rotina diária da família. Mãe, a melhor maneira de transmitir essas habilidades a seus filhos se dá por meio do seu próprio comportamento. 

Como nem sempre é fácil ser um modelo ideal o tempo todo, você, mãe, pode-se valer de algumas técnicas que a auxiliam nesse objetivo. Por exemplo, você pode anotar em um papel quais habilidades você considera serem importantes que seus filhos adquiram. Essas anotações podem ser norteadoras para sua maneira de se comportar e podem servir como uma maneira de você, freqüentemente, avaliar se tem cumprido suas metas ou não e, conseqüentemente, pode mudar suas ações quando julgar necessário. 

Como já foi ensinado em sessões anteriores, o reforçamento de comportamentos adequados é essencial nesse tipo de situação. Sabendo que isso é um trunfo especial que você, mãe, tem, é importante que você sempre lembre que o reforçamento dos comportamentos e habilidades que deseja que seu filho aprenda é indispensável. 

Outra questão importante é que você, mãe, também é responsável por criar oportunidades para que os comportamentos desejados ocorram e, também, por apontá-los quando ocorrerem, elogiando e dando atenção a eles.

Seis passos que você, mãe, pode seguir para ensinar seus filhos a se relacionar:

1. Sinalizar para seu filho quando ele mesmo realizar um comportamento que você considera adequado;
2. Encontrar oportunidades para apontar o comportamento adequado de seu filho;
3. Criar condições para ele se comportar de maneira adequada;
4. Reforçar imediatamente a criança quando o comportamento adequado ocorrer;
5. Instruir e motivar seu filho a se engajar em um comportamento adequado;
6. Apresentar uma conseqüência imediata quando a criança não se engajar no comportamento adequado. 



8 comentários:

  • Graziela Sales disse...

    Otimo post, temos que ensinar mesmo nossos filhos, se não o mundo ensina de outra forma.
    beijos
    maede4princesas.blogspot.com

  • ♥ Nanda ♥ disse...

    que legal amei
    temos que ter maneiras
    e boas dicas para conduzirmos nossos
    pequenos e não é fácil não
    linda tarde bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

  • Andrea Charan disse...

    O elogio realmente é o grande diferencial do crescimento da criança! Bjus Coisas da Lara

  • Gracita disse...

    Não é fácil ser modelo mas temos que agir de formar a dar bons exemplos. Tente descobrir do que um abraço é capaz. Quando bem apertado, ele ampara tristezas, combate incertezas, põe a nostalgia de lado.... Por isso eu vim trazer o meu abraço para você e agradecer a tua presença e as doces palavras de carinho que você deixa em minha página a cada visita. Partilhar da tua amizade é um privilégio. Sou grata por sua amizade e companheirismo. Beijos com meu afeto e carinho
    Gracita

  • Irivan Alves disse...

    Olá Multiplicadora Toninha, felicidades para toda sua casa!

    Dia 05/07 estamos completando um ano de atividades. Vou confessar que não é nada fácil ter que organizar todas as postagens constantemente, atender inúmeros pedidos em off, porém fazemos com muito carinho e procuramos fazer o nosso melhor da forma que é possível para nós, em virtude de tempo e cansado do trabalho.

    No momento estamos de férias do trabalho e, para aproveitar esse tempo extra (as férias) queremos pedir a você em especial que convide outros educadores para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. Assim nossa festa no dia 05/07 será ainda mais abrilhantada. Vamos alargar nossas fronteiras! Todos pela Educação!

    DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS PROFESSORES o EDUCADORES MULTIPLICADORES.

    A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Por de falta de tempo, pedimos desculpas pela demora em lhe visitar.
    .
    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve. Agradecemos sua compreensão!

    Atenciosamente,

    IRIVAN

  • Recanto das Mamães Blogueiras disse...

    Olá querida.
    Agradeço a visita no meu post sobre Check up Infantil no Recanto das Mamães Blogueiras espero vê-la sempre por la.
    Bjks
    Andréia
    www.maevaidosa.com

  • Mamãe Nádia disse...

    Oi!!! Que saudades de passar no seu blog! Fiquei mais de duas semanas ausente do mundo bloguístico, pois estava me adaptando ao meu novo emprego, mas agora quero retomar minha vida de blogueira! Hoje tirei uma horinha pra visitar os blogs amigos e matar a saudade do seu blog.
    Nos veremos em breve, não vou sumir de novo...
    Ah, e tem post novo lá no meu blog!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

  • Cristiane Lima disse...

    É verdade amiga, queremos q os filhos façam o correto, mas mts vezes não damos exemplo.
    Adorei as dicas! bjss

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design