BC - Recordando, Aprendendo e Brincando

6 de maio de 2013 11 comentários
O momento de brincar é uma magia é onde a imaginação corre solta.
Quando criança adora brincar de esconder, pique pega, pique bandeira...
Não tinha perigo na rua o momento era mágico. Brincava com meninos e meninas sem o medo de alguns desses meninos agarrarem a gente. Não me lembro de falar más palavras (palavrões).
 
Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.
 Crianças disponibilizavam seu tempo com qualidade, tendo hora pra tudo.  
Assistir TV, brincar com carrinhos, jogar amarelinha e empinar pipa. Realidades que estão tornando-as distantes cada vez mais.
As crianças de hoje se divertem com computadores e vídeo games, fazendo com que as brincadeiras de antigamente não chamem mais a atenção. A informação hoje é em tempo real, o aprendizado das crianças é mais rápido, não existem barreiras de tempo ou de distância para que qualquer um saiba o que está acontecendo.

Mas com todo esse aparato tecnológico, muitas coisas do passado ficam esquecidas, as brincadeiras ingênuas, e sem qualquer tipo de tecnologia, criada apenas para divertir os pequenos, seja com giz, madeira, ou objetos improvisados.
Antigamente as crianças brincavam de roda cutia, pega pega, iô iô, amarelinha, passa anel, cobra cega, peteca entre outras.Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além das brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa dentre várias outras e assim, se divertiram por décadas e décadas.
As brincadeiras de crianças que envolvem jogos e atividades exigindo a imaginação e criatividade dos pequeninos são ideia para trabalhar o desenvolvimento mental, intelectual e social na infância. Os jogos de tabuleiros são atividades desenvolvidas até mesmo por algumas escolas por estimular o aprendizado diário das crianças.

 

As brincadeiras que forçam as atividades físicas são excelentes para o desenvolvimento motor, equilíbrio, destreza e a agilidade na infância. No entanto, as atividades que exigem esforços físicos também estão estimulando o desenvolvimento mental, trabalhando a disciplina e concentração da criança conforme a atividade praticada.
Como vimos, existem varias opções para a diversão das crianças, mas as brincadeiras infantis que trazem maior satisfação e entusiasmo para a criançada são as brincadeiras que são feitas em competição. Competir significa buscar um objetivo e exige concentração, raciocínio lógico, esforço físico além de estimular a imaginação e a criatividade das crianças e é uma brincadeira saudável e prazerosa mesmo sem recompensa estabelecida nos resultados das competições.
  
As brincadeiras de crianças podem ser feitas de varias maneiras, mas é importante observar como e onde as crianças estão brincando. Brincar ao ar livre, por exemplo, deixa a brincadeira mais saudável.
Criar oportunidades para que as brincadeiras entre pais e filhos aconteçam também é uma ótima oportunidade para o crescimento e de ambos.
Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto. Com a Tecnologia hoje em dia as brincadeiras são mais dentro de casa em vídeo games, computadores e muitas se divertem assistindo DVD de desenho o dia todo e aquela infância gostosa de correria e alegria quase não se veem mais.


Os pais devem estar mais atentos e dosar o uso do computador, local, distância do aparelho, postura inadequada da criança, atividade física e estabelecer regras e horários de uso fará com que a criança tenha um equilíbrio entre essas e outras atividades. 


Participe você também!
bannerdoc
Convidada pelo blogs

11 comentários:

  • Cris disse...

    Falou tudo amiga!
    Antes não tínhamos a mão toda esta modernidade, então pedrinhas não eram pedrinhas era o q a imaginação criasse e que delícia!
    Precisamos incentivar esse resgate a brincadeiras q estimulem nossos filhotes. A Bc foi criada pensando nisto e este seu post disse tudo!
    bjss e obrigada por participar!

  • Maternar para sempre disse...

    Com certeza, com este mundo tecnológico que vivemos temos que dosar tudo, e claro brincar faz parte do aprendizado e comportamento para o desenvolvimento das crianças... Adorei o post. Bjs
    Vivi e Isaac

    Participamos tb:http://isaacparasempre.blogspot.com.br/2013/05/bc-recordando-brincando-e-aprendendo-2.html

  • Coisas da Lara disse...

    Brincar muito, aqui a gente brinca! Bjus Andrea e Lara Participando tbm! http://coisas-da-lara.blogspot.com/2013/05/bc-recordando-aprendendo-e-brincando-4.html

  • LETEIA BISPO disse...

    Pois é hoje as brincadeiras mudaram para o mai fácil, computadores ...
    Mas prefiro os manuais ainda
    Cada um deve saber o melhor para seu filho e ficar ligado em tudo que eles fazem
    Amei a resenha
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/2013/05/bc-recordando-aprendendo-e-brincando.html

  • Crochês da dry disse...

    é verdade amiga, ainda esses dias eu tava pensando aqui, minhas filhas so ficam no cp jogando brincando vendo desenhos dia todo, e eu e meu esposo quando tinha a idade delas nem sabia o que era um cp, nem tv, eu mesma vim assistir uma tv aos 15 anos rsrs
    olha so como vai ser o futuro, as vezes fico pensando nisso rsrs
    bjs

    fascinio cores dry

  • Solange Mendes disse...

    Antes as crianças eram verdadeiramente felizes e as brincadeiras divertidas, hoje é tudo informatizado e não tem tanta graça, as crianças enjoam rapidinho...

  • Desirée Tapajós disse...

    Toninha, faço de tudo para minhas meninas terem uma infância que lembre a infância maravilhosa que tivemos e realmente temos que tentar criar formas de as crianças brincarem sem ser só vendo TV.



    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

  • Nanda Holt disse...

    Bom dia Toninha,
    Bem bacana o seu post. É preciso valorizar mesmo a infância brincando com muita liberdade. Bjos

  • Genislene Borges disse...

    Muitas coisas mudaram mesmo!!
    Vamos tentando resgatar a velha infância saudável com os nossos filhos.
    Bjus.

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design