Perigo no facebook

2 de novembro de 2012 13 comentários

PERIGO as crianças não conhecem 25% de seus amigos no faceboock

O Brasil tem a a maior taxa de crescimento do Facebook, com uma média de 10% a mais de novos usuários ao mês. Isso seria algo em torno de 20 milhões de pessoas que entram na rede social mais popular do planeta a cada 30 dias. Além do sucesso no Brasil, o Facebook  já é um fenômeno mundial e, como quase qualquer tipo de moda, tem os seus problemas...

O estudo desse ano mostrou que as crianças com idade entre 12 e 15 anos não conhecem 25% das pessoas que adicionam nas redes sociais.

Segundo os dados divulgados, a média de amigos online dessa faixa etária, pelo menos, é de 286. Ou seja, elas não conhecem pessoalmente cerca de 72 dessas pessoas. Em contraste com esse número, 93% deles afirmam que estão confiantes de que sabem tudo sobre segurança online. Percebe-se!

As crianças não estão apenas usando mais mídias, como também estão adotando outras formas [de mídias] ainda muito jovens.

O estudo apontou que 40% das crianças com idade entre 5 e 15 anos tem um perfil em alguma rede social, e o número aumenta para 80% se restringirmos a faixa etária entre os 12 e 15 anos.

Já os pais que participaram da pesquisa acreditam que têm a situação sobre controle. Quase 80% deles afirmam que têm regras sobre o comportamento de seus filhos na Internet, embora menos da metade disse possuir algum tipo de controle de acesso instalado em seus computadores domésticos.

O relatório também abordou o assunto 'smartphones', e descobriu que as crianças gostam muito de se comunicar por meio de mensagens de texto. Elas enviam uma média de quase 200 mensagens de texto por semana, duas vezes mais do que o relatório do ano passado apontou (91 SMS por semana).

Meninas com idade entre 12 e 15 anos são as mais 'viciadas' em SMS. Elas enviam uma média de 221 mensagens por semana, 35% a mais do que seus colegas do sexo masculino. Isso é mais de quatro vezes a média, que é de 50 mensagens de texto por semana.



8 motivos pelos quais o Facebook não é boa ideia para crianças


Por exemplo, o que dizer em caso de uma criança querer abrir sua própria conta no Facebook? Qual é a idade mínima recomendada? Adolescentes e crianças devem ser tratados igualmente? Enfim, são muitas perguntas e o OnSoftware selecionou oito razões para mostrar a você que o Facebook não é adequado para crianças. Confira:

1. Termos de Uso

Pouca gente sabe, mas os Termos de Uso do Facebook recomendam uma idade mínima para se usar a rede social:13 anos. Parece muito, pouco, adequado? Não existe um consenso na internet sobre tal questão. Entretanto, é sempre bom levar em consideração o tipo de conteúdo que pode ser acessado por uma criança.
É impossível tentar criar uma conta no Facebook e usar uma idade que seja inferior aos 13 anos: uma mensagem é exibida dizendo que a ação não pode ser processada. Se uma criança mentir a idade e cometer algum tipo de delito digital, as consequências podem ser gravíssimas, inclusive para os pais.

2. Encontros indesejáveis

Pode parecer um chavão, mas é fato: o Facebook confirma a Teoria dos Seis Graus de Separação. Em resumo, tal teoria declara que, ao redor do mundo, são necessários um máximo de seis laços de amizade para que duas pessoas estejam ligadas.
No Facebook, é possível ver a ação de amigos, de amigos de amigos, de amigos de amigos de amigos e, finalmente, de desconhecidos. Agora, lembra do velho conselho que a sua mãe repetia sem parar? "Nunca fale com estranhos!".
- Por que deixar que seus filhos falem com estranhos na internet?
- Será que as crianças sabem dizer "não" em redes sociais?
- Você gostaria que estranhos soubessem tudo o que os seus filhos fazem no Facebook e fora dele?
Reflita sobre isso.

3. Conteúdo Inapropriado
Diferentemente de buscadores e outras páginas de conteúdo, o Facebook não dispõe de ferramentas de controle parental. Portanto, é um território propício para que as crianças encontrem praticamente o que quiserem, seja porque realmente estão buscando ou por acaso.
Além das atividades de pessoas estranhas, pode-se encontrar facilmente páginas de fãs ou grupos semitas, violentos, sexuais, torcidas organizadas e etc. Os resultados podem ser perigosos para a formação da criança.

4. Gramática e ortografia: para quê?

Triste mas verdadeiro: a geração do SMS, das redes sociais e demais tribos cibernéticas têm uma linguagem praticamente própria. Só que tal linguagem é inimiga mortal da boa escrita e leitura. E, acredite, dá desespero ver como a molecada escreve hoje em dia... Sem dizer, claro, que os mestres da literatura cometeriam suicídio em massa se vivessem em nosso tempo.
Tanto a gramática como a ortografia são absolutamente massacradas no Facebook. Tais faltas irão parar nas provas do colégio, no vestibular, na universidade, no trabalho...
 Enfim: incentive a leitura em detrimento ao Facebook e suas crianças serão muito mais felizes - e criativas!

5. Os RHs do mundo inteiro estão no Facebook

Tá na moda escancarar a privacidade. Tanto faz se tem gente que você nunca viu na vida sabendo de assuntos estritamente pessoais: o negócio é ser popular, alegre e jamais ter problemas no Facebook. Ou, você conhece alguém que não seja 100% feliz em redes sociais?
Pois é... O problema é que isso anda tão exagerado que já existem pessoas e empresas de Recursos Humanos especializadas em vasculhar perfis de candidatos em redes sociais. E, acredite: se uma delas encontra um perfil que foi criado para uma criança, o resultado não será nada agradável...
Tais empresas já olham o histórico do Facebook de alguns candidatos em até 5 anos retroativos. E não só por conta das fotos em baladas e raves enlouquecidas ou bebedeiras monstro. Existem também as atualizações de status, as piadinhas sexistas, as fotos picantes... E não é exagero! Agora, imagine a pergunta de um entrevistador a um candidato numa entrevista de emprego: "Então, meu bom rapaz, quer dizer que você só abandonou as fraldas aos cinco anos de idade?". Que deselegante!

6. Tratamento de dados

Embora seja possível excluir completamente uma conta do Facebook e torná-la invisível, é praticamente impossível saber se estes dados estão seguros nos servidores da rede social. Recentemente, inclusive, uma notícia dava conta de que as fotos apagadas no Facebook podem ser acessadas por até três anos...
Melhor deixar isso para um adulto: uma criança não entende tais riscos e consequências - para elas, tudo isso é uma confusão enorme.

7. A vida de verdade é muito melhor

Uma criança tem coisas muito mais divertidas que fazer do que ficar no Facebook. Mesmo que seja nas grandes cidades, fechadas em seus condomínios semiabertos, brincar sempre foi muito mais divertido do que qualquer computador.
Procure centros cívicos, clubes de leitura, escoteiros mirins ou associações de bairro: lá, as crianças são muito mais felizes que no Facebook. Além disso, ficar muito tempo diante do monitor não faz bem para a vista.

8. Será que, quando adulto, seu filho vai querer ter um perfil no Facebook?

Pense na frente, no futuro e responda: qual é o principal motivo para você criar uma conta no Facebook para um bebê? Tem muita gente que já fez isso... Também tem muita gente que é "anti-facebook" - eu mesmo sou e minha filha também já começa a ser...
Um erro dos pais é decidir pelos filhos, acreditar que eles sabem o que é melhor para eles. Papo-furado: cada pessoa é diferente, inclusive os filhos. É muita pretensão da sua parte, pai ou mãe, acreditar que você vai decidir o que é bom para o rebentos. Então, cabe a eles escolher se querem ou não ter uma conta no Facebook.
“Redes sociais não são questão de ter ferramenta de segurança instalada no computador. É necessário orientação dos pais e monitoramento pessoal. É ter o comportamento de pai aplicado àquele ambiente virtual, dizendo aos filhos para não falar com estranhos e coisas do tipo”.
E o cuidado todo não deve se limitar ao uso de desktops: hoje, as crianças podem se conectar à internet por meio de videogames e celulares. Tudo isso deve ser fiscalizado. No celular, por exemplo, é importante se certificar de que o serviço de geolocalização esteja desativado em aplicativos com conexão à internet, evitando assim que informem onde a criança está caso postem algo em uma rede social.
Também é importante não postar fotos às quais estranhos tenham acesso, já que existe o risco de serem usadas por redes de pornografia infantil. “E essas fotos nem precisam ser reveladoras: essas pessoas podem fazer montagens usando o rosto das crianças”.

As configurações de privacidade do Facebook funcionam de maneira diferente para menores de idade. Entenda as diferenças

Menores de idadeAdultos
Como se conectam a outras pessoasPodem receber solicitações de amizade de pessoas com o qual não têm nenhum amigo em comumPodem receber solicitações de amizade de pessoas com o qual não têm nenhum amigo em comum
MensagensDependendo de suas configurações, podem receber mensagens de pessoas que são amigos de amigos no Facebook, o que pode incluir adultos que eles não conhecemDependendo das configurações, podem receber mensagens de qualquer pessoa no Facebook.
Compartilhamento de publicações, como fotos e atualizações de statusPodem compartilhar com, no máximo, amigos de seus amigosPodem compartilhar publicações com todos, ao configurá-las como público
Marcações em fotosApenas amigos de seus amigos podem marcá-lo em uma publicaçãoQualquer pessoa pode marcar você em uma publicação
Serviço de localização que permite compartilhar onde você estáAo usar a nova ferramenta de compartilhamento de local pela primeira vez, ela estará definida como "Desativada" por padrãoPara a maioria dos adultos, ao usar a nova ferramenta de compartilhamento de local pela primeira vez, ela estará definida como "Ativada" por padrão. Para "Desativar", basta clicar no "X"
Compartilhamento “público”Onde os menores de idade veem “Público” como opção de compartilhamento, isso significa apenas “amigos de amigos”. Quando atinge a maioridade legal, o significado muda para “todos na internet”Compartilhamento público significa que qualquer pessoa poderá ver o que você postar, não apenas amigos de amigos

Você concorda com estes pontos? Conhece outras razões? Compartilhe a sua opinião com a gente!



13 comentários:

  • Luciane Dias disse...

    Olá querida amiga...
    Amei tudo por aqui,os posts são maravilhosos,está de parabéns viu!
    Se puder retribuir este comentário ficarei muito feliz.
    http://diferencial2000.blogspot.com.br/2012/11/smartlife-no-top-blogvamos-votar.html
    Um beijo enorme e uma semana cheia de paz e luz.

  • Guia de Esmaltes disse...

    Eu particularmente não tenho facebook/twitter/orkut pessoal exatamente por achar muita exposição.
    Não sei como agiria se tivesse filhos, achei muito útil esse post.
    Beijos
    Effy
    Guia de Esmaltes

  • Anônimo disse...

    Oi toninha. Vim retribuir a visita e já estou seguindo seu blog.
    quanto às redes sociais, meio que teno um pé atrás com isso e acho que não permitiria que minha filha as usasse tão cedo.

  • Maternar para sempre disse...

    Nossa é verdad, nos deixa expostos... Com certeza irei pensar muito em deixar meu filho criar um antes da hora... Bjs
    Vivi e Isaac

  • Thays Travassos disse...

    Muito boa a matéria... super útil toninha parabéns!!!! tbm vim aqui para te pedir encarecidamente que vá no blog parta responder o formulário do sorteio do óculos calixto, fiz umas modificações e peço a sua compreensão... corre sorteio será realizado dia 16/11/2012.

  • Chris Ferreira disse...

    Uau! Que post esclarecedor. Adorei!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

  • Anônimo disse...

    Parabéns pelo post fantástico,blog aprovado
    Te seguindo,espero por visitas beijos
    greenappleartesanatos.blogspot.com.br

  • Nádia Lima disse...

    Olá!
    Adorei o post,muito bem escrito e com informações importantes.Obrigada!
    Você foi indicada pra participar da brincadeira Meme,lá no meu blog.Não é obrigado,mas ficarei feliz em ler suas respostas...

    bjs

  • Nádia Lima disse...

    Post excelente!
    Realmente precisamos ficar bem atentos quando nossos filhos estão no computador,hoje temos várias redes sociais e muita facilidade de exposição.

    Deixei MEME pra vc no meu blog.
    Te seguindo.

    http://amordemaematerno.blogspot.com.br/2012/11/meme.html
    bjs

  • Augusto Sperchi disse...

    Olá Toninha! Seu post é maravilhoso e esclarecedor. Quantos assuntos podem ser discutidos a partir de uma matéria dessas? Como e quando interferir nos caminhos dos filhos? Qual deve ser o papel da dessa mídia? Também discuto isso em meu blog. Se possível, leia o texto que postei sobre "o papel da mídia". Um abraço!

    http://www.saberepreciso.com/2012/11/o-papel-da-midia.html

  • Portal de Blogs Teia disse...

    Olá Toninha
    Antes de mais nada gostaria de te parabenizar pela excelente postagem.
    Trabalho com internet a bastante tempo e posso te afirmar com toda certeza que:"Uma vez na internet não lhe pertence mais" se é que vc me entende!!!
    Internet é uma terra sem lei!!!
    Se mesmo o email que é uma das formas mais seguras de se mandar dados é possível se extraviar e se espalhar por todo o mundo , quem dirá as redes sociais.
    Meu conselho aos pais, menos de 13ANOS NÃO USA REDES SOCIAIS (SEM DÓ NEM PIEDADE) se não conseguir dizer não ao filho, uso somente com supervisão de um adulto!

    Postagem divulgada no Portal Teia.
    Quando tiver novas postagens é só me dar um toque que eu divulgo novamente.
    Até mais

  • Unknown disse...

    Adorei esse texto. Nós que somos mães temos que ficar muito atentas.

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design