Brinquedo certo para cada idade

22 de outubro de 2012 15 comentários


Para cada fase do desenvolvimento infantil, tem desafios diferentes, e,  pede brinquedos específicos. Descubra quais são:

Os brinquedos ideais para seu filho: de zero a 12 meses



Na primeira etapa da vida, o bebê precisa desenvolver as habilidades motoras para ficar em pé pela primeira vez, o que costuma ocorrer entre 10 e 14 meses de idade. Os brinquedos, portanto, devem acompanhar essa evolução, a começar pelos móbiles , que o bebê pode tocar, ouvir e ver até começar a engatinhar.  

Em torno dos seis meses de idade a criança já começa a ser capaz de ficar sentada e, em breve, começará a engatinhar. Por isso,  indico aos pais que coloquem os brinquedos longe da criança , para que ela seja estimulada a ir atrás deles. 
Quando ela finalmente começar a se levantar e ficar em pé, as mesinhas de atividades cheias de estímulos são ideais para estimulá-la. Ao final do primeiro ano de vida, quando as habilidades motoras começam a ficar refinadas e a criança já é capaz de pegar objetos menores e manipulá-los com maior facilidade, brinquedos com encaixes são bem-vindos. 
Os brinquedos ideais para seu filho: de um a três anos

Nessa fase, veículos começam a ter uma grande importância. Triciclos  que os pais empurram até a criança começar a pedalar estimulam bastante o desenvolvimento infantil. 


A criança também deve ser estimulada a ter diferentes sensações táteis, como no contato com água e areia: que tal providenciar um baldinho e uma peneira para misturar os dois? 
É também nessa fase que as crianças começam a brincar de celular e computador , embora não saibam exatamente o que estão fazendo. “Eles percebem que a tela se mexe ao toque do teclado, então tudo que provoca movimento é importante e estimulador”.
Por volta dos 18 meses a criança começa a entrar no mundo da fantasia. “Essa característica irá aumentar bastante a partir dos dois anos de idade, aproximadamente”.
Entre carrinhos e bonecas , celulares e computadores e outros brinquedos que imitem a realidade dos pais, a criança brinca para assimilar a vida real. Poderá dar também novos significados a objetos, pessoas e ações e os jogos de faz de conta começam a ganhar espaço – assim como livros de histórias e fantasias . 

Os brinquedos ideais para seu filho: de três a cinco anos

A partir dos três anos a criança entra no auge do faz de conta. Por isso, bonecas, bonecos e veículos  de diversos tamanhos são indicados.
Entram em cena as canetinhas e tintas atóxicas , para desenhar e contar histórias com símbolos que, muitas vezes, só são reconhecidos pela própria criança. 
Cabanas e casinhas também estimulam a imaginação, assim como máscaras . Apetrechos domésticos em miniatura, como panelinhas e comidas de brinquedo , ajudam na assimilação da realidade que a criança vê em casa.  
Por volta dos quatro anos, ela irá começar a internalizar normas e diferenciar certo e errado. A elaboração da simbolização dá um salto significativo e a criança entende cada vez mais regras. 
Livros infantis , se forem do interesse da criança, também valerão cada página nesse período. Os pais devem, portanto, notar quais são os interesses principais do pequeno. 
A partir daí o brinquedo começa a diminuir de tamanho e a brincadeira se torna mais complexa. Com a melhoria das habilidades motoras, o uso mais assíduo e independente de triciclos também é propício.

Os brinquedos ideais para seu filho: de cinco a sete anos

A partir dos cinco anos, as crianças começam a entender jogos de raciocínio  e se tornam capazes de brincar em grupo, lidando com o fato de que uma hora se ganha e, em outra, se perde.

Nessa fase as regras são cada vez mais compreendidas, acompanhando o domínio da linguagem, e brincadeiras com regras ajudarão a criança a se inserir no mundo socializado. 
Os brinquedos começam a ficar mais sofisticados – mas muitas vezes as crianças irão quebrá-los para saber o que tem dentro. 
Videogames e jogos eletrônicos podem estimular o raciocínio e ajudar a desenvolver uma habilidade motora cada vez mais fina. Mas é preciso usufruir desses brinquedos com equilíbrio. 
O momento também é ideal para esportes e outras atividades, como andar de bicicleta

Os brinquedos ideais para seu filho: a partir de sete anos


A partir dos sete anos as crianças já têm uma capacidade motora e um domínio de pensamento maior. Com isso, começam a se interessar por brinquedos de movimentos mais radicais, como patins e skate.


Videogames , claro, são favoritos. Mas os pais devem colocar limites para a criança não ficar somente nos jogos eletrônicos o dia todo, além de estimular os filhos a terem mais espírito de coletividade que de competitividade. Jogos colaborativos , portanto, são sempre bem-vindos.
Como as operações lógicas já fazem parte do pensamento da criança, brinquedos capazes de desenvolver estes conceitos são bastante válidos. O que vai mudando, a partir daí, é o grau de dificuldade dos brinquedos e das brincadeiras. 
Nesta fase, os pais devem ajudar os filhos a mergulhar nos próprios interesses. Se uma criança se interessa por música desde pequena, porque não criar outras oportunidade para envolvê-la no assunto, comprando seu próprio instrumento e colocando-a em uma aula de música.  























15 comentários:

  • Cantinho das mamães Corujas disse...

    Que legal!! As vezes a gente fica em dúvida sobre o que dar de presente para o nosso filho ou para outra criança que esteja fazendo aniversário.. Nada como dar algo útil e adequado para a idade e o desenvolvimento. Eu sempre vejo como o brinquedo vai ajudar no desenvolvimento do meu pequeno!
    Parabéns pela postagem!


    Beijos!

    ~* Brenda Kayene

  • Renata Diniz disse...

    Olá Toninha! Minha filha está com 3 anos e meio e adoro presenteá-la com livros! Adorei o seu post. Muito obrigada pela visita. Beijos!

  • Lenings Alves disse...

    Super interessante este post...

    Tem tag pra vc lá no meu blog

    http://lenings.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com/LeningsBlog

    Bjusss

  • Luciane Blasques disse...

    Oi flor como vai você!!!
    E a cada fase nos surpreendemos mais e mais não eh amiga....
    Super Beijos e uma semaninha linda para ti!
    http://diferencial2000.blogspot.com.br

  • Mi Gobbato disse...

    ótima informação, pq é tão dificil dá presentes né para criança

    tem selinho pra vc lá no meu blog
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/2012/10/eba-novo-selinho-premio-dardos.html

    Beijos Mi Gobbato

  • Simonha disse...

    Várias opções interessantes... É muito importante observar a faixa etária com certeza...
    Eu queria voltar a ser crianças... hehehe
    Abraço!

    http://educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/

  • V@léria S@ndry mamãe de Gustavo e Gabriela disse...

    Oi amiga estou com alguns problemas com o meu blog pessoal e não estou conseguindo segui-la mas estou te seguindo como Cantinho das mamães corujas e assim que normalizar volto aqui! Se puder me seguir lá no meu outro cantinho ficarei muito feliz
    http://vitalefitness.blogspot.com.br/
    Bjinhus

  • Juliana Reis disse...

    Ótimo post, bem explicativo.
    Obrigada pela visita lá no blog e pela mensagem.
    Já estou participando do sorteio, vi no blog da Genis.
    Beijo,
    Ju

  • sheR disse...

    Aquiu em casa é a fase do triciclo e de brinquedos de montar..
    uma delicia!!
    bjO
    ah, tou seguindo!

  • aliny leal disse...

    aDorei as dicas !!!!
    finalmente consegui te seguir
    Beijos
    Aliny
    onossonude.blogspot.com.br

  • Natália Santos disse...

    -
    Oi Gostei muito daqui dicas super interessantes estou seguindo vocês
    espero que você possa me seguir também , sou nova nesse mundo de mamães blogueiras e estou amando.

    Sheiro'

  • Angela disse...

    Adorei, mesmo com os filhos adultos, tenho sobrinhos e um afilhado bebe
    Beijos

  • Aninha Macário disse...

    Oi Toninha!!
    Estou aqui para conhecer seu Blog e amando. Assunto de mãe é comigo mesma. Já estou seguindo para ficar a par das novidades.
    Beijos e parabéns pelo trabalho.

  • Anne Lieri disse...

    Toninha,um guia completo para qualquer mãe seguir e comprar o brinquedo adequado a idade de seu filho.Muito legais suas dicas!bjs,

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design