Dicas de Convivência com seus Adolescentes

16 de maio de 2014 12 comentários

Quando falamos em filhos adolescentes já logo ficamos de cabelos arrepiados pois nem sempre é marcado de harmonia. Pais de filhos adolescente tem discussões, críticas e muitos desentendimentos. E na maioria das vezes vira é uma rotina. E o que fazer?
É o que sempre digo aos pais de adolescentes, para melhorar uma relação, nada que uma boa conversa séria não dê jeito. Faça disso sua rotina diária com os filhos, não importa a idade deles, mantenha um diálogo aberto, sincero, livre de preconceitos e julgamentos. Confira algumas dicas que podem melhorar a convivência entre vocês:

1. Imponha limites, mas  explique os motivos das regras.

2. Crie momentos gostosos, convidando o seu filho a fazer qualquer atividade que possam compartilhar, fazer compras, ir ao cinema, andar de bicicleta... é uma boa oportunidade de manter conversas relaxadas e descontraídas. Boas risadas sairão.

3.  Elogie e confie no seu adolescente, para que possa adquirir uma imagem positiva de si mesmo.

4. Incentive-o a participar de esportes, música, arte, dança ou outras atividades que queira fazer, estimulando a autoconfiança.

5. Evite críticas exageradas, como por exemplo, em relação à decoração do seu quarto ou à maneira de se vestir. Apenas intervenha se o comportamento de seu filho for prejudicial, ilícito ou violar os seus direitos.

6. Seja flexível. “Se o seu filho é responsável e cumpre com as suas obrigações, reveja as regras e ceda um pouquinho”, orienta a psicanalista.

7. Permita que ele aprenda com suas próprias experiências e erros, para que saiba assumir a responsabilidade sobre suas decisões e ações. No entanto, interfira caso ele pretenda fazer algo perigoso ou ilegal.

8. Mantenha distância quando o adolescente estiver mal-humorado. Deixe-o tranquilo e respeite sua intimidade.

9. Evite que seus próprios problemas e pressões do dia a dia acabem prejudicando o relacionamento com seus filhos. Observe-se, cuide-se e, sobretudo, evite o estresse.

10. Dê o exemplo. “A educação dos filhos não se dá pelo que é falado, mas, sim, pelas atitudes e pela coerência entre o que é dito e o que é feito pelos pais”, explica Blenda.


12 comentários:

  • Unknown disse...

    Toninha!
    Minha filha ainda é pequena, mas vejo o quanto é difícil educar, e muitas vezes fico pensando como será quando for adolescente? Obrigada pelas dicas.
    Bjs, Fran
    www.minhaprincesasophia.com.br

  • Cris disse...

    Amiga... fico aqui pensando no Joseph adolescente... acompanhando suas super dicas, bjsss

  • Unknown disse...

    Ainda não cheguei nessa fase .. falta um pouquinho .. mas penso em fazer exatamente assim .. estou guardando todas as suas dicas amiga .. que pra mim é um grande exemplo de mãe de adolescentes .. bjs

    Roberta Aquino
    Diário de uma Princesa

  • Unknown disse...

    Gostei dessas dicas, sou uma filhinha adolescente e sei que por vezes deixo a mamãe louca sem saber o que fazer quando tenho uma crise de "choro sem motivo" ou de repente fico mal humorada e fecho a cara pro mundo. Mas na maior parte do tempo, me esforço para que tudo entre nós corra bem, e minha mãe continua sendo meu exemplo e amiga! Acho importante também que se possível, seja REALMENTE amiga dos filhos, participando do convívio com os amigos dele, não tentando agir como se tivesse a idade dele, mas realmente como se fosse mais velha e se importasse com tudo aquilo e com o que ele está passando, mas dando o espaço e a liberdade para que possamos "voar".

    Beijos
    http://irmacorujando.blogspot.com.br/

  • Anônimo disse...

    Estou muito longe de passar por isso, mas informação é sempre bem vinda! Amei
    Bjs

  • Nal Pontes disse...

    Oi, Já passei por essa fase e sei q é a mais difícil, parabéns pelo poster e pelas dicas muito uteis. Desejo a vc um final de semana maravilhoso. Bjssss

  • Nani disse...

    Nossa eu fui bem complicada na minha fase aborrecente rsrsrs
    Muito bom vc dar essas dicas amiga!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

  • Nana Pinho disse...

    Com certeza o limite é uma das coisas que desde pequeno se impõe e ensina, assim crescem acostumados a ele e não o veem como coisa negativa!Ser flexivel é com certeza a melhor saida!
    Adorei!
    Tenha uma semana abençoada!!! Beijos, Nana ღ
    Blog 1 | Blog 2 | #100HappyDays

  • Anônimo disse...

    Ai amiga, deu até um frio na barriga,kkk, essa fase é muito complicada as vezes, tenho uma irmã de 10 anos e tudo ela quer fazer ao contrário do que minha mãe diz pra ela.Penso quando chegar minha vez,kk.
    bjs

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design