BC - Testado pela Mamãe

1 de março de 2014 16 comentários


O hortelã é uma planta aromática utilizada tanto na culinária, quanto na composição de cosméticos.

O calor e os raios do sol da uma agradável sensação de liberdade. O verão é tempo de expor a sensualidade que estava escondida sob as roupas e casacos. O calor pode provocar súbitas quedas de pressão, mal estar, assim como uma sensação desagradável de corpo mole e sem forças. Com a diminuição da resistência física, o organismo fica mais sujeito a desenvolver doenças como resfriados e gripes. Manter a disposição para suportar a temperatura alta não é impossível quando algumas regras básicas são respeitadas. Afinal, a mudança de estação requer também mudanças de hábitos para que o organismo possa se adaptar ao novo clima.

Atitudes simples como usar roupas bem leves, claras e confortáveis e manter uma alimentação mais rica em frutas, legumes e verduras, ajudam o nosso corpo a enfrentar o calor. A perda de água no nosso organismo é muito maior. Por isso, quem ainda não aprendeu, é momento de compreender a importância em ingerir, no mínimo, seis copos de água todos os dias. Apesar de encontrarmos água nos sucos naturais e da tentação de tomar um refrigerante gelado, a água é sempre insubstituível, pois não engorda, não causa celulite e é um controlador natural do apetite. Ela hidrata e elimina as toxinas acumuladas pelo organismo, podendo inclusive ajudar na perda de peso. 
   
O calor exagerado reflete no corpo todo e os pés podem ficar inchados. Mergulhe-os em água morna e fria alternadamente, pois o choque térmico alivia a sensação de peso. É tempo de usar receitas com plantas refrescantes para dar um toque de leveza e de bem estar nos cuidados pessoais.

Após um longo dia de trabalho, a melhor opção é deliciar-se com um banho morno, quase frio, revigorando as forças e, para estender ao máximo a sensação de frescor. A receita de hoje é uma loção de hortelã que deixará seus pés com pele macia e com sensação refrescante. O hortelã é uma planta aromática largamente utilizada tanto na culinária, mas também na composição de cosméticos os mais variados.


Loção de Hortelã 

Ingredientes:

- ½ xícara de chá de hortelã
- 1/8 colher (de chá) de bórax
- ½ xícara (de chá) de óleo essencial de alecrim
- 1 colher (de chá) de óleo de coco
- 1 colher (de chá) de cera de abelha ralada
- 3 a 4 gotas de óleo de menta

*Bórax: nome popular de um composto químico denominado Borato de Sódio.Pode ser adquirido em farmácias, principalmente as de manipulação.

Modo de preparo:

Em um recipiente, junte o chá e o bórax, batendo até ficar bem homogêneo. À parte, coloque em uma panela a cera de abelha, o óleo de alecrim, o óleo de coco e leve ao fogo, em banho maria, até que a cera derreta. Retire do fogo. Ferva a mistura anterior de chá com bórax e junte à mistura de cera e bata vigorosamente. Espere esfriar e junte as gotas de óleo de menta. Passe pelo corpo todo para uma hidratação refrescante.

Obs. Para fazer o chá de hortelã, coloque ¼ de xícara de folhas de hortelã frescas em 1 xícara de água fervente, tampe e deixe até esfriar. Coe, em seguida.
Até a próxima!




A Blogagem Coletiva "Testado pela Mamãe" é uma BC realizada quinzenalmente aos sábados.
A BC é uma iniciativa da mamãe Tatiane Freitas do Blog Prioridade de Mãe e Nanda Gonçalves do Blog Sendo a Mãe da Isa e da Gabi


Participe você também!


16 comentários:

  • Ingrid Faria disse...

    Gostei dessa BC, aliás essa semana estou vendo várias blogagens bacanas aqui e acolá, rs... Como está o carnaval por aí?
    Beijos

  • Coisas da Lara disse...

    Que dicas boas, temos hortelã na horta da Lara..... além de ser uma plantinha linda, é cheirosa demais. Fora as dicas que postou aí. bjus Coisas da Lara

  • Anônimo disse...

    Uso muito hortelã na culinária, amo! Adorei a dica da loção, vou experimentar!
    Bjs

  • Rafaella disse...

    Que interessante...
    Ador essas coisas naturais...
    Tinha uma vizinha de chácara da minha sogra que fazia repelente, bem legal!
    Bjs

  • Xelly Dantas disse...

    hummm deve ser ótimo, adoro o cheirino da hortelã... bjs
    http://www.maeapaixonada.com

  • LETEIA BISPO disse...

    AMei saber do poder da folha
    Àgua é essencial mesmo em nossas vidas
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

  • Nani disse...

    Eu adoro hortelã, pedi para minha sogra plantar em um vasinho e assim sempre tenho hortelã fresquinha.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

  • Unknown disse...

    hmmmm Adoro o cheirinho da Hortelã!!!

    Beijos
    Diariodematernidade.blogspot.com

  • Unknown disse...

    Sou apaixonada pelo cheirinho da hortelã, gosto muito de inclui-lá em sucos. Não conhecia essa loção, amei conhecer. Aprendendo muitas coisas com vc. Grande Beijo.

    www.prioridadedemae.com

  • Anônimo disse...

    Adorei as dicas,uso muito o hortelã no suco de laranja..adoro.
    bjs e o blog esta lindo viu miga.

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design