Gravidez na adolescência

15 de outubro de 2013 9 comentários
Torna-se pai ou mãe sem planejamento altera significativamente o curso da vida dos futuros pais. Na adolescência, altera ainda mais.
A adolescência é uma fase de vida prepartória para a fase adulta, em que o corpo de meninas e maninos ainda está em formção; as escolhas profissionais começam a ser elaboradas e a identidade do indivíduo está em configuração. O nascimento de um bebê exige muita maturidade de seus pais, que, além de lidar com as preocupações típicas da adolescência, deverão aprender a cuidar, educar e sustentar um filho.
Às vezes a gravidez resulta da falta de cuidados dos parceiros, que não adotam métodos anticoncepcionais ou os utilizam de maneira errada. A gravidez também pode ser decorrente de outros fatores, como a viloL~encia sexual ou o rompimento do preservativo durante a relação, por exemplo. Há casos em que a gravidez é desejada pelas duas partes, mas a realidade das obrigações e da responsabilidade após o nascimento muitas das vezes assusta o casal.
A gravidez precoce representa riscos para a mãe e para o bebê, pois a maturidade do sistema genital ainda não foi atingida. Segundo especialistas, nos casos de meninas que engravidam até dois ano depois da primeira menstruação, elas ou o beb~e podem ter a saúde afetada.
Quando a gravidez acontece, é preciso buscar a ajuda dos familiares, cujo apoio emocional e cuja experi~encia podem ajudar os futuros pais a planejar como vão enfrentar essa nova fase da vida. em situações como essa, é preciso evitar o isolamento e buscar informações e ajuda.
A gestante deve ser acompanhada por um ginecologista durante toda a gestação e realizar todos os exames pré-natal necessários. Esse profissional poderá responder às dúvidas sobre a gravidez e o parto, além de fornecer orientações específicas para o paciente.
o Ministério da Saúde, a prefeitura, o governo e certas ONGs desenvolvem programas de educação sexual e planejamento familiar dos adolescentes, por vezes oferecendo apoio médico e psicológico às gestantes e a seus bebês. informe-se sobre os serviços disponíveis em sua região.


9 comentários:

  • Unknown disse...

    muito importante amiga esse assunto abordado,e o apoio da família

    lindo dia bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

  • Jamilly LIma disse...

    ótimo post.
    Deve ser bem difícil para a adolescente, por isso o apoio da família é importante.

    beijos

  • Unknown disse...

    Adorei o post, até porque fui mãe adolescente
    beijos
    onossonude.blogspot.com.br

  • Cris disse...

    Amiga, precisamos apoiar, informar e fazer tudo q está ao nosso alcance, adorei o post, bjs

  • Unknown disse...

    O importante é ter o apoio dos pais. Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

  • Anônimo disse...

    O apoio da familia é super importante sim mas nem sempre acontece neh??

    Carlah Ventura
    BlogIntensa Vida

  • Unknown disse...

    Adorei!
    Ter filhos na adolescência é uma grande mudança na vida dos adolescentes e o apoio da família é super importante nessa fase.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

  • Mamãe Nádia disse...

    Ih, eu passei por isso e sei bem como não é fácil!
    Tenha um bom restinho de semana!
    Beijos!

    Ah, tem post novo lá no meu blog!
    www.mamaenadia.com

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design