Meu filho chupa dedo

23 de março de 2013 6 comentários
Pois é meninas tem hábito pra tudo e agora chegou a vez dos bebes.Recebi um e-mail  de uma mãe que está muito preocupada, pois seu filho não para de chupar os dedinhos... 


Veja só o que ela me enviou.


A minha bebe com 3 meses trocou a chupeta pelo dedinho e eu quase infartei. Mas fazer o quê?? Tentei de tudo : luvas, etc. e sabe o que arrumei???? Mão rachada, pois ele chupava o pano.  O que quer que estivesse no dedo. E só ganhei dor de cabeça. O ideal é deixar, pois ele está descobrindo os dedinhos?  Pode ser que ele largue. Não sei mais o que fazer preciso de ajuda.

Pois bem meninas meus filhos não teve esse hábito, mas sei que tem muitos bebe que chupa os dedinhos o tempo todo. principalmente na hora de dormir. Este é uma tipo de hábito muito difícil de tirar. No início alguns pais não dão muita importância  mas tarde vem a 
preocupação com os dentes e que esse hábito não é saudável.

O hábito de sucção é filosófico em todas as crianças até os 2 anos. Esta é a fase em que chamamos de oral, a criança tem a necessidade de sugar e pôr tudo na boca. É por meio dela que recebe estímulos e sensações que vão ajudá-la a conhecer o mundo que a rodeia. E nesta fase oral é comum que a criança chupe o dedo. Dá-lhe uma sensação de conforto e segurança na hora de dormir ou quando está a sentir falta de um aconchego. 


Por volta dos 2 anos e meio, a maioria das crianças abandona espontaneamente o hábito de chupar o dedo, o que evita prejuízo para o posicionamento dos dentes, para a fala e a mastigação.  

Segundo os dentistas chupar o dedo de forma prolongada e persistente pode levar à má oclusão, um problema no qual os dentes superiores e inferiores não se encontram adequadamente, além de causar uma anormalidade no tecido dos ossos do dedo predileto.  


Chupar o dedo também prejudica a respiração e a fala, já que a criança força a boca a ficar quase sempre aberta, com o lábio inferior caído. Assim, é muito comum a criança ter dificuldade em articular algumas sílabas, porque a língua se posiciona de maneira errada.  


O importante é que os pais saibam que não se deve tentar uma eliminação brusca, como por exemplo, amarrar o dedo ou colocar pimenta, pois isto gera um trauma e dificulta ainda mais o abandono do hábito.

Gostaria muito da opinião de vocês para tentar ajudar essa mãe, principalmente de quem passou ou está passando por isso. Qual o método que usou e se deu resultado. Vamos compartilhar nossas experiências.

Toninha

6 comentários:

  • Nety Belarmino disse...

    ...Gostei muito do seu post.Esclareceu muitas dúvidas.
    Aproveito pra Agradecer sua visita ao meu cantinho...Uma semana bem produtiva pra Ti.Beijinhos.

    Nety Belarmino.

  • Mamuska Fomm disse...

    Pois é minhas queridas, minha filha caçula, já mostrou chupar dedo ainda no ultrasom, e nasceu com o dedinho na boca. Foram incontáveis artimanhas para mudar isso, e muitas horas de preocupação com as consequencias. Cheguei a usar o esmalte proprio para isso, e babosa, ao que ela chupava o dedinho e cuspia em seguida, até tirar o gosto ruim. Acabei deixando de lado, as artimanhas. Com o tepo passei a conversar, a mostrar as marcas na sua arcada, no palato que ficou côncavo, nos dentinhos projetados para fora, e tudo o mais. Hoje ela tem 19 anos, e só dorme com o dedo na boca. Demonstra ter vergonha de que saiba disso. Mas não consegue deixar o hábito. Estou esperançosa de que aogra consiga, porque já conseguiu deixar de roer unhas. Agora só com ela.
    De tudo isso, entendi, que brigar com ela, apenas nos irritou a ambas.

  • Mãe Vaidosa disse...

    Eu acabei relaxando dessas manias dos bebês.
    Samuel chupou chupeta até um ano e jogou fora.
    Agora com 2 anos resolveu comer unha. Não vou surtar por causa disso. Já chorei mas agora estou tranquila. Daqui a pouco mais essa fase passa.
    Bjks
    www.cantinhodosam.com

  • Cris disse...

    Nossa não sabia o qt mal esse hábito pode causar... muitas vezes chegamos a achar engraçado.
    Por aqui Joseph não quis nem dedo e nem chupeta (graças a Deus) vou pesquisar e lê sobre assunto pra tentar ajudar tb.

    Adorei a matéria e estou compartilhando, bjss
    http://cphilene.wordpress.com/

  • Cris disse...

    é hoje!!!
    Mamãe blogueira hj é o dia da nossa BC vem correndo participar, contamos com vc!! BC Recordando, Aprendendo e Brincando

    http://cphilene.wordpress.com/2013/03/25/bc-recordando-aprendendo-e-brincando-1/

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design