Meu dente caiu

4 de março de 2013 2 comentários

Vocês já ouviram falar da tão esperada visita da fadinha do dente!!  Pois bem, meus quando pequenos e mãe é sempre atenta a tudo o que acontece a sua volta, quando percebi que seu dentinho estava ficando mole já estava eu a noite contando uma história inventada por mim sobre a Fada dos Dentes. Diga-se de passagem, mães é muito criativas e persuasivas quando envolve filhos e eles estão em alguma situação perigo ou não.

Sempre trabalhei com histórias e isso eu levo para os meus sobrinhos e alunos. Já perdi a conta de tantos dentinhos que ranquei tudo com muito carinho para não gerar traumas e medos na criança. E depois de arrancá-los, manda a tradição que quando a criança perde seu primeiro dentinho, a fada dos dentes irá trazer um presente, que pode ser algo simbólico, como moedinhas ou o que você achar melhor.

O que eu considero o melhor presente neste momento é uma escova de dente nova, daquelas bem bonitonas. Pode ser até uma daquelas com motorzinho, que vai com certeza divertir muito o seu filho!
Evite presentear a criança com balas ou pirulitos evitando assim a presença de cáries futuras. E nem sempre eles escovam os dentinhos depois do doce, eles querem é mais e mais.


A perda do primeiro dente é o momento de ensinar à criança que de agora em diante, mais do que nunca, é importante cuidar da higiene bucal, principalmente do que se come.  Ensinar a criança que o novo dente é para sempre, e se ele não cuidar direito pode ficar feio e fraco, vai depender muito de como a criança cuidará dele daqui em diante. É o momento de reforçar conceitos importantes sobre higiene e cuidados com a saúde! Levar a criança ao dentista também faz parte da higiene bucal da criança, é o lugar certo para fazer a aplicação de flúor e se está tudo certinho com os dentinhos.

A conversa não precisa ser séria, não precisa ser em tom de briga ou reprovação, apenas um bate papo entre pais e filhos que se amam. Palavras de pais que se preocupam com o futuro da saúde dos seus filhos.

2 comentários:

  • Unknown disse...

    huum esse assunto é serio! ainda não pensei muito nisso, mas gostei da ideia da escova eletrica Anna Lura iria adorar mesmo! rs

  • Cris disse...

    Amei o post! E é tão bom alimentar as fantasias. bjs
    http://cphilene.wordpress.com

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design