BC - Mamãe tá de Olho - Alimentação Infantil

11 de fevereiro de 2013 26 comentários

Alimentação saudável hoje em dia não é fácil. Com tanta praticidade e agilidade em fazer os alimentos, não nos damos conta que isso pode ser uma perigo para a saúde das criança e dos adultos também. Essa vida moderna e de muito corre corre nos optamos na maioria das vezes a praticidade e a rapidez para não perder tempo.
Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares e só adquirimos isso na prática do dia dia. Neste sentido é fundamental resgatar estas práticas bem como estimular a produção e o consumo de alimentos saudáveis (como legumes, verduras e frutas). 

Então vamos a dicas:

- Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
- Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo pães e massas) , tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.
- Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
- Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.
- Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
 - Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina  Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
- Evite refrigerantes e sucos industrializados  bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha  linguiça  presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
- Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
- Torne sua vida mais saudável e das pessoas que você ama também. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.


Veja aqui se você está com um peso saudável:

Se você tem entre 20 e 60 anos, veja no quadro abaixo o seu IMC (Índice de Massa Corporal). Para calcular, divida o seu peso, em quilogramas, pela sua altura, em metros, elevada ao quadrado.

 IMC = P (peso)
______________
 A2 (altura x altura)


IMC (Kg/m²)Estado Nutricional
Menor que 18,5Você está com baixo peso
18,5 a 24,99O seu peso está adequado
25 a 29,99Alerta: sobrepeso
Maior que 30Alerta: obesidade

IMPORTANTE 
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. 

Outra coisa muito importante para nós mulheres que estamos sempre de olho em dicas de beleza.

Já imaginou sua pela linda e saudável sem recurso de Botox ou de cremes muitos caros a fim desafiar sua idade. Uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a saúde da sua pele é nutrir o corpo através de uma alimentação saudável e equilibrada. As investigações demonstram que consumir certos tipos de alimentos pode ajudar a prevenir rugas, danos causados pela exposição ao sol e manter a pele hidratada. Na próxima vez que for às compras, faça também uma lista para a sua pele. 

Veja o que deve comprar e para que serve cada alimento:

Laranja, frutos vermelhos e produtos hortícolas

A fruta e legumes que possuem pigmentação vermelha apresentam altas taxas de antioxidantes que ajudam a prevenir o enrugar precoce da pele. As batatas-doces, tomates e o melão, por exemplo, podem ajudar a manter a sua pele firme e brilhante. Acrescente mais frutas e legumes como estes à sua alimentação diária. 

Citrinos


Consumir citrinos numa base diária vai ajudar a manter a sua pele hidratada, o que a longo prazo vai prevenir as rugas. A vitamina C é um antioxidante muito poderoso que pode manter o colagênio na estrutura da sua face e impedir a flacidez. Contudo, e porque a vitamina C é solúvel na água, os níveis desta vitamina que podem ser armazenados no seu corpo são reduzidos, o que significa que terá de fortalecer o seu “stock” natural diariamente. As laranjas são uma das melhores fontes de vitamina C, mas os limões e limas são também excelentes escolhas para manter os níveis de vitamina C regulares. O colagênio começa a desaparecer a partir dos 30 anos – comece a armazenar a partir de agora!

Chás

Os antioxidantes conhecidos com EGCG é uma poderosa substância que pode prevenir o acne, danos causados por exposição solar e inflamações de pele. O EGCG é também conhecido por combater o cancro da pele e outros tumores. Os chás, como o chá verde, chá preto ou chá branco são as melhores formas de ingerir o EGCG, já que bastam entre quatro a seis copos de chá por dia para beneficiar dos efeitos do EGCG na sua pele. Substitua gradualmente o café diário por chá, os antioxidantes presentes no chá serão poderosos promotores de saúde para todo o organismo.

Folhas Verdes



A vitamina A, um dos nutrientes mais importantes para a saúde da pele, combate o envelhecimento precoce, a formação de escamas e a desidratação. A vitamina A é também essencial para a renovação celular e promove o crescimento de nova pele. Os espinafres e brócolos  por exemplo, são excelentes fontes de vitamina A, sejam frescos, crus, cozidos ou cozinhados a vapor, os legumes de folha verde são excelentes agentes para a saúde da pele.

Peixe

Os ácidos gordos ômega 3 encontrados no peixe, como no salmão, atum, sardinhas ou mesmo no marisco, possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pela exposição prolongada ao sol. Comer peixe duas a três vezes por semana é suficiente para sua pele.







BC - Mamãe tá de olho, Alimentação Infantil  é uma organizada pelos blogs Mamãe Nádia a Sós Para Beatriz e  Reciclando com a Mamãe.



                                                                            

26 comentários:

  • Caroline Carvalho disse...

    Nossa toninha que post completo, com dicas e uma organização perfeita para pensarmos na nossa alimentação.
    Gostei muito, assim como gostei da sua visita ao meu blog e gostei ainda mais de vir conhecer seu blog, que eu ainda não conhecia.
    Já deixa eu abrir um adendo aqui, descendo cheguei no post anterior que muito me interessou, tenho gêmeos, estão com 1 ano e 10 meses, calcula como se mordem, NOSSA, tem dias que encontro mordidas por todos os lugares, nem os vi se morderem...
    Adorei...
    Beijossss

  • Mamãe Nádia disse...

    Adorei as dicas, querida! Muito obrigada por participar da BC!

    Beijos!

    www.asosmamaenaida.com

  • Gelia disse...

    Oi toninha, além de uma postagem completa sobre alimentação as dicas de beleza são ótimas! Graças a Deus já faz algum tempo que eu me alimento super bem, mesmo em festas churrasco, apesar de não tomar quase refri eu quero mesmo é abolir ele da minha vida rsrs.

    bjs

    Gélia

  • Laurí disse...

    Toninha, gostei das dicas que você deu. Eu preciso me reeducar para tomar mais água, nunca consigo os 2L diários.
    Obrigada por sua visita no meu post.
    beijos
    Lauri
    pitacosdamae.blogspot.com

  • Unknown disse...

    Ótimas dicas!!! Bem completo!
    Retribuindo a visitinha e seguindo
    Bjos!
    TATTY
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

  • Paty Michele disse...

    Oi Toninha,
    vim retribuir sua visita e conferir sua participação na BC.

    Muito legais as suas dicas!

    um abraço.

  • Simonha disse...

    Ótimas dicas, mesmo... mas como são difíceis...
    Não estou acima do peso, mas percebo que me falta pique e sei que falho na atividade física, frutas e água...
    Vou ver se agora me empolgo!
    Abraço!
    http://www.educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/

  • Anônimo disse...

    Oi Toninha.
    Este post está perfeito. Todas as informações necessárias para uma alimentação equilibrada e saudável. Parabéns! Beijinhos!!!!

  • Unknown disse...

    Simplesmente adorei este seu post! Pode ter certeza que ele será de muita utilidade para mim!
    UAU!
    Beijos,
    Rebecca.

  • Unknown disse...

    Oi flor obrigada pela mensagem muito linda...bjim e bom feriado!
    www.bybeiju.blogspot.com.br

  • Marion disse...

    Ufa, ainda passando no teste - IMC 21,2. Mas olha, é co cuidados, sim. Esteira todo dia - ou caminhada na rua. Alimentação mais ou menos regrada (diria 95%). Atualmente, muito mais cuidado com o sal, desde q se confirmou a HAS. Assim, Kerstin também já se habituou à comida com pouquíssimo sal, o que é ótimo!
    Ótimo post! Obrigada pela visita. Marion

  • Unknown disse...

    Ei Toninha!

    O post ficou ótimo, gostei muito das dicas.

    Você viu que aqui o negócio é fruta né? Ainda bem, rs.

    Até que estamos usando muito das dicas que você deu.

    Beijo!

  • Márcia MSA disse...

    Toninha,
    Obrigada pela participação no novo blog e pelo carinho!
    Adorei este blog Papo de Mãe, vou visitá-lo mais, pois está em sintonia comigo. Este texto sobre alimentação infantil ficou excelente! Parabéns, bom trabalho!
    Qto às receitas, vc vai adorar o pão de queijo. Eu digo sempre que não vou mais testar outros pães de queijo pois este é perfeito. Mas o fricassé, a torta de maçã, suas crianças vão adorar. Você pode fazer scaflé de carne moída, de peixe, de camarão, mas o que eu mais gosto é de bacalhau.E o regime...estou tentando comer mais com os olhos, rsrsrsr.
    Bom fim de carnaval, amiga e volte sempre! Bj da amiga, Ramana

  • marcia disse...

    BOM DIA TONINHA , OBRIGADA PELA VISITA E SEU COMENTARIO NO http://brechodosul.blogspot.com.br,
    olha estou te seguindo , poderia me dar a honra de me seguir toninha ,
    aguardo e muito obrigada

    marcia regina

  • Sofia disse...

    Olá
    Vim retribuir a tua visita e já valeu a pena :) que dicas maravilhosas.


    beijo

  • Escritora Adelisa disse...

    Olá Toninha, bom dia!
    Conheci seu blog na agenda dos blogs.
    Como vc também sou mãe: tenho uma moça de 27 e um bebê de 2 anos (todo mundo fala que sou maluca ☺ - mas estou curtindo muito essa maternidade tardia!).
    Gostei muito do seu blog.
    Voltarei mais vezes!
    Também tenho um, se quiser me visitar segue o link.
    Bjs, que Deus a abençoe.
    Adelisa.
    http://adelisa-oquerealmenteimporta.blogspot.com.br

  • Bolhinhas de Sabão para Maria disse...

    Oi Toninha, obrigada por sua visita ao Bolhinhas.

    Como você bem detalhou, temos uma riqueza enorme de frutas e verduras a nossos dispor.

    Uma variedade de "saúde" perto da gente. Basta apenas nos conscientizarmos e nos atentarmos à suas funções e benefícios.

    E não é difícil não é mesmo? Basta querer.

    Parabéns pelo post completo..

    Beijos grandes.

  • Mamãe Nádia disse...

    Oi querida, mais uma vez passando aqui pra dizer um muito obrigada por sua participação em nossa BC sobre alimentação infantil. Sua contribuição foi muito válida, você nos ensinou muito com o seu post. E por ver tantas mamães engajadas em prol de uma alimentação mais saudável, senti ainda mais vontade de melhorar aqui em casa, me senti motivada!
    Gostaria de te convidar pra participar da nossa próxima BC, chamada "Mamãe tá de olho no consumismo". Será em março, no dia 24. Tem ainda bastante tempo pra pensar sobre o assunto e planejar o que escrever. Não deixe de participar, mais um assunto polêmico mas muito importante na educação dos nossos filhos! Conto contigo na próxima vez também!
    Um beijo!

    www.asosmamaenadia.com

  • Alessandra disse...

    Oiii
    Adoro sua visita no blog !

    Tenha uma ótima semana!
    Bjos

    www.miinteressa.com

  • Fátima disse...

    Toninha,
    que ótimo post, adorei as suas dicas.

    Obrigada pela visitinha lá no Fredericando.

    Beijos!!!

  • Anne Lieri disse...

    Oi Toninha! Muito legal o seu post e serve para mães e filhos!Achei legal colocar a quantidade de cada grupo de alimentos por dia pois assim fica mais facil saber o que estamos comendo de mais e de menos!Bjs e vou levar seu banner tb!

  • Unknown disse...

    oi flor, vem participar do sorteio by beiju..ta lindo! bjimmmmm
    www.bybeiju.blogspot.com.br

  • Patricia disse...

    Amei as dica de alimentação, são super úteis mesmo para mãs que não tem bbs........bj

  • Josye Duran disse...

    Olá Toninha!!
    Amei o seu post, muito completo e recheado de dicas importantes para uma alimentação saudável e rica em nutrientes!!
    Bjss

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design