Por que as crianças de 2 anos tem mau comportamento?

27 de março de 2013 8 comentários

Perguntamo-nos muitas vezes se uma criança de dois anos pode ser má com frequência. As crianças a partir desta idade iniciam este tipo de comportamentos que conhecemos como “maus”: bater; desobedecer; morder; gritar; subir em armários…
 As crianças a partir dos dois anos têm este tipo de atitudes porque são teimosas, despreocupadas e não têm a noção do perigo. Na realidade todas as mães têm a mesma atitude ou pelo menos a sua maioria, repreende o seu filho por andar correndo  dentro de casa, desarrumar o seu quarto e todos os cômodos da casa. É difícil para nós compreendermos que o nosso filho tem necessidades opostas às nossas, nós queremos descanso, ainda por cima em um dia cansativo depois do trabalho e os nossos filhos querem brincar e necessitam de gastar energias.
Na realidade devemos encontrar um ponto de equilíbrio, para que os nossos filhos não fiquem malucos conosco e nós com eles. Temos que tentar compreender porque é que o nosso filho faz birras enormes e joga tudo para o chão ou inclusive nos bate. Nós somos os adultos cabe-nos a nós ajudá-los e não o contrário. A criança por vezes pode apenas necessitar de atenção, afeto, de espaço para as suas brincadeiras.
Afinal talvez o nosso filho não se comporte assim tão mal como nós pensamos, mas sim porque como estamos mais cansados não conseguimos perceber-nos isso.

Como devemos reagir?

Antes de mais, devemos tentar substituir na palavra “mau” por palavras como “perigoso”, “aventureiro”… isto porque uma criança de dois anos pode acreditar realmente que é mau e começar a comportar-se como tal.
Mostrar compreensão quando a criança não para quieto é demonstrar que entendemos a sua atitude, exemplo; “sei que você precisa correr e saltar, que está aborrecido porque ainda não saímos de casa hoje, mas a mãe precisa de descansar…”. Ser carinhosa, mas firme, não ceder naquilo que lhe pedem, reforçando sempre a mensagem verbal com a corporal, mas não deve ser violenta. Não se esqueça de que deverá negociar sempre e que essa negociação raramente é feita á primeira tentativa, não desista.

8 comentários:

  • Erilda Barbosa Padula disse...

    Obrigado pela mensagem é linda viu!
    Desejo a você e sua família uma Feliz Páscoa e que o amor de Jesus esteja com vocês
    bjoss....linda
    http://erildabarbosapadula.blogspot.com.br/

  • Rafael Mourão disse...

    Olá amiga Toninha
    Muito boa sua postagem, pois trata de um assunto que todos nós precisamos ter conhecimentos, eu aprendi um pouco mais lendo-a

    Que seu feriado seja de paz pra você e todos os seus

    Abraços,
    Thiago - Trocyn Bão

  • Cris disse...

    Amiga, vc acabou de narrar o comportamento do Joseph, ele não estava assim, mas de uns dias pra cá misericórdia, amei suas dicas, ás vezes esquecemos q precisamos agir da maneira q mencionou....

    Aproveito pra te desejar uma feliz páscoa, bjss
    http://cphilene.wordpress.com/

  • Unknown disse...

    TOninha, adorei as dicas!!!

    Feliz pascoa!!


    Beijos
    Obrigada pelo carinho no MR/Massa de modelar caseira
    Gleysa
    www.mamaesemrede.com

  • Regiane Makiyama disse...

    Oi Toninha, adorei, era isso que eu precisava ler hoje, tenho passado por essa fase do terrible two aqui em casa e não estou sabendo como agir.
    Vou tentar seus conselhos.
    Obrigada, parabéns pelo post.

    http://viniciusmamaequedisse.blogspot.com.br

  • PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

    Olá minha querida Toninha, vim agradecer pelo carinho que teve para comigo, indo até o blog do Thiago, Ô Trocyn Bão e ter votado na minha poesia, sua participação foi muito importante, graças ao seu voto e os demais, minha poesia obteve o primeiro lugar.
    Desejo de todo coração que você seja muito feliz e que seus sonhos se realizem
    Fiz uma postagem e deixei um selinho. O link é:. search/label/GINCANA NO BLOG Ô TROCYN BÃO.
    Bjuss

  • Célia Regina Fussi disse...

    Oi querida amiga Toninha, vim conhecer ese novo Blog e ameiii, já estou te seguindo, bjoss fica na Paz de Jesus!!!
    Vou levar um template free, obrigada e vou colocar o link-me do seu blog no meu, bjossssssssssssss amiga, amo nossa amizade em Cristo Jesus!!!!

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design