Meu filho detesta ir ao pediatra

26 de fevereiro de 2013 4 comentários


Isso sempre me integrou muito, por que as crianças choram tanto ao ir ao pediatra. Tenho dois sobrinhos e levei um deles ao pediatra para exma de rotina. Logo na entrada da recepção, foi aquela gritaria misturada com choro. Ele tem dois aninhos, e por mais que eu conversasse, não teve jeito o choro continuava. Eu queria entender o por que isso acontece e por mais que eu lesse assunto  referente a isso cheguei a seguinte conclusão.

É uma questão realmente complicada.

Os bebês até seis ou sete meses não se incomodam em ir ao pediatra e na sua maioria até que se comportam bem. mas a partir dos 8 meses até aos 2 e meio ficam irritadas durante o exame, a criança começa a lutar contra a invasão de sua intimidade. Elas não conseguem e nem compreendem que o exame é para o bem dela por mais que os pais expliquem. A partir dos 3 anos ela começa adquirir confiança, dependendo muito é claro do pediatra, da maneira que o trata e da família. 


Para isso pais é bom que tomem cuidados nos seguintes critérios na hora de levar seu filho(a) ao pediatra.

1. Nunca ameace a criança durante uma traquinagem, dizendo que vai levá-la ao médico.
2. Nunca pinte o médico como justiceiro, dizendo a criança se ela não se comportar vai levá-la pra tomar injeção.
3. Evite a ansiedade, não dizendo com muita antecedência que a criança terá que ir ao médico e nem com detalhes do que vai acontecer. Isso só vai gerar problemas. Conforme o tempo passo isso só causara mais ansiedade na criança e tende,  a fantasiar muitas das vezes de modo exagerado o que pode acontecer no exame.
4. Haja com moderação e paciência sem exageros. Explique  a necessidade de levá-la ao médico para fazer os exames necessários de forma clara e objetivo.
5. Converse com seu pediatra sobre o comportamento da criança na hora do exame. Confie na seu bom senso.
6. procure levar a criança quando for ao seu médico, mesmo que seja para conversar, sem necessidade de fazer exames.
7. Nunca minta ou faça promessas que não poderá cumprir momento. Se comportar vai ganhar isso ou aquilo. Isso não vai aumentar o problema. E lembre-se que eles crescem e depois só passará a fazer o que você quer através de troca.
8. Tende a mudar a maneira de se relacionar com seu filho(a). Ele(a) precisa confiar em você. Seja suave, mas firme. Transmitindo segurança e a situação tende a se normalizar pouco a pouco.


4 comentários:

  • Genislene Borges disse...

    Graças a Deus JM sempre foi tranquilo para as consultas. Desde bebezinho a sua pediatra ficava admirada com o seu comportamento e dizia que ele 'gosta de contato físico'.
    Recentemente ele caiu e levou 6 pontos na cabeça, foi tranquilo para o hospital, mas chorou lá, claro. Agora, sempre pergunta se vão 'tirar bichinho' da cabeça dele, mas explicando ele entende e reage tranquilamente.
    Bjus.

  • Mamãe Nádia disse...

    Passando aqui pra matar a saudade do seu cantinho, depois de alguns dias sem aparecer...
    Nos últimos dias estive meio off, e vou dedicar menos tempo ao blog agora, mas mesmo assim sempre que puder estarei aqui no seu blog pra deixar o meu carinho!
    Teu blog tá na minha lista de leitura constante, sempre passo por aqui!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

  • Gracy disse...

    Também tem o fato da criança nao gostar do pediatra, eu notei isso com meu filho, no primeiro ano ele tinha uma pediatra fixa q ele adora, depois com a mudança do plano de saude mudei para outro e ele tbm amou o peditra, depois o medico mudou de cidade e o levei em outro e ele chorou a consulta inteira, depois disso troquei mais 3 vezzes de pediatra até q encontrou um que ele deu super certo e acabou com a choradeira e até hj com 12 anos consulta com o mesmo

  • Artes da Desi Crochet disse...

    Meu filho tb tem horror a médicos!! é uma gritaria só toda vez que chega ao consultório!! até o médico perde a paciência!!

    Adorei o blog e estou seguindo!!

    Beijinhos

    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design