Desmistificando a constipação intestinal

12 de fevereiro de 2014 17 comentários
O que é e como evitar esse incômodo que atinge parte da população
 
Constipação intestinal – também conhecida popularmente como prisão de ventre ou intestino preso – é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de evacuar. Isso, muitas vezes, pode ser reflexo do mau funcionamento dos intestinos, devido a uma dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, falta de exercícios e consumo excessivo de alimentos industrializados.
De acordo com pesquisas da Federação Brasileira de Gastroenterologia, grande parte da população sofre desse mal, que é mais comum em mulheres, especialmente durante a gravidez, nos idosos e nas crianças. A constipação intestinal é cercada de várias dúvidas e mitos, por isso entendê-la é o primeiro passo para cuidar desse desconforto.
 A constipação intestinal pode ser classificada em dois tipos:
- Funcional: a mais frequente e decorrente de vários fatores, como má alimentação, sedentarismo, falta de regularidade de horário para a evacuação e alterações motoras ou da inervação do intestino;
- Orgânica ou secundária: neste caso, a constipação intestinal é causada por outra doença intestinal, como estreitamento do canal retal ou não intestinal, como doenças sistêmicas (diabetes e hipotireoidismo).
 Em ambos os tipos, o médico é o profissional indicado para avaliar cada caso.
Principais Queixas
A constipação intestinal pode apresentar-se com número reduzido de evacuações, dificuldade para eliminar as fezes, sensação de esvaziamento incompleto dos intestinos, desconforto ou esforço, mal-estar, gases ou estufamento.
 “Embora o exercício físico e a dieta rica em fibras tenham um efeito colaborativo, alguns fatores, como idade, depressão, inatividade, baixa ingestão de fibras, quantidade de medicamentos recebidos (anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, analgésicos etc.), colaboram para o surgimento da constipação”, destaca Eduardo André, doutor em Gastroenterologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade de Londres.

 
Tratamento e Prevenção
Segundo o médico Eduardo André, muitos casos podem ser resolvidos com medidas simples, com mudanças de hábitos que podem aliviar o desconforto do paciente. “É importante ressaltar que a prisão de ventre é um sintoma e não a doença. Por isso é importante o diagnóstico e o tratamento correto, de acordo com o perfil de cada individuo. Nem sempre evacuar diariamente é o que funciona para a pessoa, sendo a qualidade de sua evacuação o que mais alívio proporciona ao paciente”, afirma.
Algumas dicas podem ajudar melhorar e até prevenir esse problema. Confira:
a   Caso tenha dificuldade em evacuar, procure sempre estimular esse reflexo, geralmente por um tempo razoável, ao redor de 10 minutos, preferencialmente após as principais refeições.
·    Evite grandes esforços, entretanto estimule sempre o ato de evacuação (esforço fisiológico).
·    As fibras são importantes. Consuma-as por meio de frutas, verduras e legumes regularmente.
·    Beba bastante líquido, cerca de 2 litros por dia.
·    Coma frutas, como laranja com bagaço, maçã com casca, mamão etc.;
·    Pratique exercícios de forma regular. Caminhar, pedalar ou nadar são boas alternativas para quem não tem muito tempo para a academia.
 
Naturetti é um laxante fitoterápico, com componentes de origem vegetal, extrato de Senna e Cassia, sem adição de açúcar, indicado para constipação intestinal tanto crônica como em casos passageiros (situacionais) como viagens, mudanças de alimentação e período menstrual. O médico ressalta  que os laxantes fitoterápicos devem ser administrados por um curto período adequado de tempo, que pode variar de dias a semanas, de acordo com o diagnóstico e a necessidade do paciente.
Para diagnosticar o distúrbio, é necessário a visita a um médico especialista, que deve avaliar a rotina do paciente, examiná-lo e solicitar exames específicos, quando achar necessário.
NATURETTI® (Senna alexandrina Miller + Cassia fistula). Indicação: prisão de ventre crônica ou momentânea.M.S.:1.1300.0192.  Farm. Resp.: Antonia A. Oliveira CRF-SP 5.854. Última revisão: 23/05/11.  SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
Sobre a Sanofi
A Sanofi é líder global integrado em saúde. No Brasil desde o final dos anos 50, está entre os líderes do mercado farmacêutico brasileiro e gera no país 5.100 empregos diretos. A subsidiária brasileira é constituída por cinco empresas:
  • Sanofi Farma: a maior operação do Grupo no País, dispõe de um portfólio de cerca de 150 produtos, entre medicamentos de prescrição e conhecidas marcas OTC de sua divisão Consumer Health Care.
  • Medley: com um portfólio de cerca de 200 produtos, é líder do mercado brasileiro de genéricos e um player importante no mercado de similares.
  • Sanofi Pasteur: é um dos líderes do mercado brasileiro de vacinas, com uma linha diversificada de mais de 20 vacinas.  
  • Genzyme: adquirida em 2011, é especializada no desenvolvimento de terapias para doenças raras e esclerose múltipla.
  • Merial: está entre as líderes do mercado brasileiro de saúde e bem-estar animal.
 Para saber mais, visite www.sanofi.com.br.
Starbrands  Atendimento Sanofi
Naisa Modesto – 11 5090-8978 – naisa.modesto@starbrands.com.br
Jéssica Oliveira – 11 5090-8900 R: 8440 – jessica.oliveira@starbrands.com.br

17 comentários:

  • Unknown disse...

    eu sofro com isso é horrivel , adorei saber mais ]beijos
    onossonude.blogspot.com.br

  • LETEIA BISPO disse...

    Que situação isso
    E quase todos tem
    Amei as dicas
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

  • Unknown disse...

    Sei bem como é se sentir assim, adorei o post!!!


    Beijos
    Diariodematernidade.blogspot.com

  • Amanda Schuler disse...

    Eu faço parte dessa estatística e conto com a ajuda de grãos integrais e muuuita água! Tenho hipotereoidismo, o que ajuda, né.. :/
    Beijão

  • Unknown disse...

    bem informativo o post e adorei as dicas.
    Bjs
    http;//soumaedecinco.blogspot.com/

  • Unknown disse...

    Adorei a postagem,depois que tive Bernardo meu intestino não funciona mais do mesmo jeito. Beijos

  • Anônimo disse...

    Adorei saber mais sobre o assunto, bjs!

  • Cris disse...

    Taí um problema q sempre incomoda a mulhereda... aqui só tive na gravidez, mas depois se normalizou, bjs

  • Unknown disse...

    Eu tenho e sofro muito com isso .. vira e mexe estou passando mal ... afff . .agora melhorei tomando tamarine toda noite .. bjs


    Roberta & Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

  • Vivian Carvalho disse...

    A prisão de ventre é terrível mesmo,infelizmente sofro da genética e só consumindo alimentos com muitas fibras melhoro,mesmo assim as vezes tenho que recorrer a remédios,mas vou levando com acompanhamento médico.

    http://www.donadecasatambemsearruma.com.br/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/
    http://literalmentelivrosefilmes.blogspot.com.br/

  • Anônimo disse...

    adorei o post,e as dicas são ótimas..esse laxante eu já usei quando estava grávida algumas vezes..
    bjs

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design