Volta às aulas - Nova lei do material escolar

20 de janeiro de 2014 21 comentários
E o ano já começa assim: férias das crianças e muitas contas para pagar. Certo? Para não gastar além do necessário pesquisar preços e buscar soluções criativas para diminuir os custos com a tão sonhada volta às aulas é a preocupação maior dos pais. O material escolar é hoje um dos principais vilões do orçamento de Janeiro, entre tantas taxas e impostos a pagar, alguns pais preferem ceder ao pagamento da taxa de material escolar e deixar por conta da escola a compra e organização desse momento, mas está comprovado que quem compra o próprio material, reúne outras pais para comprar em quantidade ou simplesmente busca por conta própria os descontos está no final das contas economizando! Em alguns grupos na internet, as mães chegaram a falar que economizaram 50% do valor pedido pela escola. Uma boa pedida para quem tem tempo e quer realmente correr atrás do prejuízo do começo do ano!  (Fica a dica!)
Mas, se você ainda não está sabendo, no final de 2013 uma nova lei chegou para dar força as recomendações dos órgãos de defesa do consumidor e por causa dessa lei, as escolas não podem exigir dos pais a compra de materiais de uso coletivo, como giz, guardanapos, copos descartáveis e produtos de limpeza. E sabe aquele lápis de cor Faber Castell que a escola exigiu? Pois bem, de acordo com a lei, a escola está infringindo o direito de livre escolha dos pais, e por isso a marca do material fica à escolha do comprador.
Para te ajudar neste momento, que tal dar uma olhadinha no infográfico que a Revista Época divulgou no final de 2013 eu amei!?
Mas você sabia que se a escola do seu filho quiser incluir equipamentos caros na lista, como notebooks e tablets, eles podem? De acordo com o Sieesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino), tal cobrança será aceitável se os pais forem avisados antes da matrícula, e tudo deve constar no contrato de prestação de serviços.
 Já os pais que discordam da exigência podem tentar negociar com a administração ou, em último caso, aceitar ou não fazer a matrícula. Então, pais, para evitar surpresas não deixem de perguntar e buscar pelo direito de vocês!
E vocês, decidiram fazer a compra por conta própria do material escolar ou pagaram a taxa da escola?
Conta pra mim e não deixa de compartilhar esse post incrível com outras mamães!
Beijos,
Toninha

toninhavr@hotmail.com
https://www.facebook.com/papodmae


21 comentários:

  • Maristela Rodrigues disse...

    bom dia ! estava lendo a materia sobre a volta as aulas ,,foi muito esclarecedora mesmo , eu por exemplo pego a lista de materias ,vejo o eu posso reaproveitar ,e so depois vou as comprar ,a diferença de preços aqui onde moro realmente assusta , mas consegui comprar tudo e também fiz uma economia de$130,00 referente ao ano passado , devemos sempre fazer pesquisa de preço .agradeço pela oportunidade de poder falar com vc , é sempre muito bom ficarmos informados e seu blog nós da esta oportunidades bjs estou te seguindo http:artsdamarisbel.blogspot.com.br/

  • Lene Cardoso disse...

    Realmente é um post interessante, enquanto muitos pais não sabem ainda existem escolas que continuam cobrando material de uso coletivo. Sempre achei um erro, mas garanto que isso prejudicou muito escolas pequenas que não pretendia aumentar as mensalidades por causa dessa nova lei. Falo por experiência e conhecimento, pois quando se coloca na balança esses materiais de uso coletivo saem caros para instituições de ensino pequenas. http://viivereaprender.blogspot.com.br/

  • Rô Freire disse...

    Olá! Gostei muito do seu blog, das suas dicas. Obrigada pela visitinha em meu cantinho. Estou te seguindo.
    bjs

  • Thayna Ranage disse...

    adorei o post amiga, aqui pageui taxa pq a escola e pequena mas a taxa tbem foi pequena, por um lado ganhei os livros e agenda., mas na lista de materias são todos de uso individual..
    bjo

  • Rafaella disse...

    Nem me fala em material escolar que ontem eu me lasquei rs...
    Caríssimo, um horror...
    Mas muito esclarecedor o que você falou! :)
    Bjs

  • Jamilly LIma disse...

    Adorei. A escola do Lucas nunca foi de pedir isso e nem de abusar na lista.

    beijos

  • Unknown disse...

    Olá Toninha!
    A mais ou menos uns 5 anos que não compro lista de material,minhas meninas estudam em escola municipal e a prefeitura fornece os materiais.Daí fica pouco coisa para comprar.Quanto a material de personagem é praticamente inevitável não comprar,já que criança gosta disso.
    Ótimas dicas!
    Uma excelente semana para você :)
    Bjoss
    http://vitaminafeminina.blogspot.com.br/

  • Melissa Machado disse...

    Essa semana devo fazer a compra do material da Bia! Já tem alguns produtos que eu nem vou mandar!
    Bjs e ibrigada por compartilhar o sorteio do blog!

  • **Lih** disse...

    Oi Toninha,

    Nem me fale... tenho 2 para comprar material, e a minha pequena sempre perde tudo rapidinho, por mais que eu fale e ensine e mostre e fique em cima e etc...
    Escola publica não tem opção deles compraram o material, então eu dou uma pesquisada por cima, escola particular que é mais complicada a lista de materiais...
    Eu acho que a escola exigir 'tal marca' dependendo do que for, até valido, porque tem muita porcaria no mercado que depois os professores nem conseguem concluir o trabalho com material de baixa qualidade, se não for algo exageradamente caro, eu concordo com a escola sim.

    Beijos!

  • Cris disse...

    Aqui por enquanto é só pra uso pessoal, pois estamos na creche da Prefeitura. Mas adorei as dicas, precisamos ficar atentos, bjs

  • Jamilly LIma disse...

    Eu pesquisei bastante e encontrei a mesma marca que gosto com preços bem diferentes.

    beijos

  • Nani disse...

    Amiga que post bom, vai ajudar muita gente
    bju
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br

  • Unknown disse...

    Adorei de verdade o post toninha. Acredita que na escola da Luma eles pedem um valor absurdo e nem dão alista do que se trata .. baseada neste post seu vou lá conversar e reclamar com eles .. MUITO OBRIGADA!

    Beijos ... Roberta e Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

  • Unknown disse...

    Eu adorei essa nova lei! As escolas pediam muita coisa, que sabemos que era de uso coletivo, coisa que a escola deve comprar!!

    Beijos

    Diariodematernidade.blogspot.com

  • Anônimo disse...

    Aqui sempre aproveito oque dá e na hora de comprar pesquiso muito, no ano passado reduzi a lista pela metade, esse ano ainda não comprei mas já estou preparada para a hora H
    òtimo post, bjs
    Carlah Ventura - Intensa Vida

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design