Organizando o seu dia

20 de novembro de 2013 23 comentários

Você gostaria que seu dia tivesse mais de 24 horas? Pode acreditar, você não está sozinha! Na era da tecnologia, quando pensamos que tudo ficaria mais fácil e poderia ser resolvido com um simples email é quando percebemos que nem tudo é tão fácil ou simples como parece.  O dia passa na velocidade da luz e não houve tempo suficiente para fazer tudo aquilo que gostaríamos. Entretanto, com algumas dicas de organização bem simples, seu dia será mais produtivo e você poderá fazer mais atividades em família.

Organize um quadro de responsabilidades para a toda família

A ideia de mulher que cuida de toda a casa, do trabalho e cria seus filhos não é muito predominante no mundo moderno. Hoje em dia, não é simplesmente uma necessidade mas também uma obrigação dos outros membros da família de cooperar na manutenção e funcionamento da casa. Assim, o quadro de responsabilidades envolve todos, até seus pequenos. Você e seu companheiro podem definir quais atividades domésticas cada um prefere e consegue fazer mais facilmente. As crianças precisam ficar encarregadas de tarefas simples e que não envolvem perigo: como guardar os brinquedos em suas caixas e móveis apropriados, colocar a roupa suja nos cestos, limpar o pó utilizando uma meia velha, pendurar roupas em um varal baixo, guardar as compras do supermercado, etc.
O quadro de tarefas deve possuir um lay out que mostre o que deve ser feito em cada dia e quem deve fazer o que. É interessante confeccionar o seu próprio quadro, com muitas cores e fotos simbolizando as tarefas que precisam ser cumpridas. No dia anterior ao dia em questão, pense mais uma vez no que precisa ser feito e relembre os membros da família de suas tarefas, até que o sistema funcione tranquilamente.
Para pais que utilizam Smart Phone ou Tablets, existem algumas opções de aplicativos, como o ‘Google Calendar’, que permite que você divida seu quadro de tarefas com seu parceiro e receba emails e alertas sonoros 30 minutos antes de cada compromisso se iniciar.
Organize seu tempo: Ter um tempo para você e para sua família é essencial.

Para os outros, ir à manicure ou ao salão de beleza pode parecer fútil, mas se lhe faz feliz e relaxada, não deixe em segundo plano.  A felicidade está sim nas pequenas coisas e pessoas que trabalham, seja em casa ou fora dela, merecem um tempo para si mesmas.
         O mesmo se aplica à sua família, para os pais tirarem um tempo para conversar com os filhos, ajudar no dever de casa, é cansativo, ser pai é realmente cansativo, mas vale a pena. Quantas crianças não sofrem com saudade dos pais?  Às vezes, pais ausentes estão dentro de casa. Deixe a louça para depois. Nos dez minutos em que você pergunta como foi o dia do seu filho, você estará demonstrando um interesse genuíno e ele ficará grato e se sentirá amado, porque sabe que você é ocupada.
       Uma outra forma de engajar as crianças na organização é convidá-las a participar das tarefas que você tem que fazer todos os dias, assim você passará mais tempo com seus filhos e estará ensinando ao mesmo tempo um pouco de conservação e limpeza.
        Ao invés de mandar as crianças arrumar os brinquedos, o que para elas não faz parte da brincadeira e causa sempre dores de cabeças e repetições desnecessárias para os pais, faça da tarefa um jogo, como por exemplo, quem recolhe os brinquedos mais rapidamente ganha o direito de escolher a programação da TV na próxima hora, ganha um pouco mais de sobremesa, o seu próprio jogo e o prêmio pode ser inventado de acordo com a tarefa a ser cumprida e para o seu filho ela deixará de ser encarada como uma obrigação.
         No mais, aproveite seu dia de maneira leve e se não der tempo de fazer algo hoje, deixe para amanhã, mas sem sofrimento desnecessário. 


23 comentários:

  • ♥ Nanda ♥ disse...

    amiga que lindo esse quadro de recompensa, amei
    aqui escrevo em agenda
    mais acho que assim é bem melhor
    e as dicas amei com certeza para as crianças essa cobrança para guardar brinquedo é chato pra gente e pra eles fazer em forma de brincadeira e com troquinha é maravilhoso vou usar mais essa técnica
    bjs

    lindo dia
    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

  • Jamilly Maedolucas disse...

    Toninha, adorei sua postagem!
    Dedicar tempo para as crianças , nunca é perder tempo e sim ganhar!

    beijos

  • Diário da mãe e da filha disse...

    Ah Toninha eu estava falando sobre isso agora pouco com a Ingrid, é tão difícil organizar o dia, né? É tanta coisa pra fazer que no final você fica com aquela sensação que o dia não dá pra nada, vou ser sincera que eu já brinquei mais com a Ingrid, sinto falta de jogar algum jogo com ela, cozinhar com ela. O tempo passa tão rápido, preciso me organizar mais
    Beijos

  • Cibele Lima disse...

    Adorei o post. Temos mesmo que organizar nosso tempo e ter principalmente tempo para os filhos! bjo
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

  • Isa Lopes disse...

    Adorei!
    Nossa preciso organizar meu tempo, e para piorar sou lenta para fazer as coisas, o tempo passa rápido demais.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

  • **Lih** disse...

    Oi Toninha,

    Com organização tudo funciona melhor, é preciso ter tempo pra tudo, se não vira uma bagunça.

    Beijos!

  • Vivi * Isaac disse...

    Que máximo, amei este cronograma, ajudar e mostrar aos pequenos é essencial, aqui estou começando a mostrar que depois de brincar tem que ajudar a guardar e tem dado certo.
    Com certeza ter tempo para a família é importante, para ter um lar feliz.
    Bjs
    Vivi e Isaac

  • Leila Nassif disse...

    Preciso fazer um quadro desses, preciso me reorganizar.
    Adorei as dicas
    Bjs
    http://soumaedecinco.blogspot.com/

  • Anne Lieri disse...

    Toninha,uma dica excelente! Se tivermos uma rotina vai dar pra atender as crianças e tb as nossas necessidades. Toda mãe precisa de um tempo para si. bjs e boa semana,

  • Vitoria Aparecida disse...

    Com uma boa organização realmente da pra fazer tudo o que a gente quer
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

  • Gilberto Cantu disse...

    Oi Toninha, tudo bem?
    Passando para lhe desejar uma ótima e abençoada semana.
    Paz e Luz em seu caminhar.

  • Shairane Mello disse...

    Amiga tento anotar meus afazeres diários com o blog para me organiza. mas não adianta eu anoto, mas nunca olho rsrsrs
    Com o resto ate que sou bem organizada!
    bju
    Estou Crescendo

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design