Depressão tanbém atinge crianças

15 de setembro de 2012 5 comentários

A equipe da pesquisadora Alice M. Gregory realizou uma pesquisa científica e concluiu que as crianças que dormem mal tem maiores chances de desenvolver uma depressão, que as que dormem bem.
Segundo ela, os problemas de sono e depressão estão relacionados à influências ambientais, como dormir pouco ou dormir mal, acordando várias vezes durante a noite, que com o passar do tempo tornam-se ainda mais importantes e determinantes para o desenvolvimento da doença.
Os cientistas referem que, embora os problemas de sono na infância explique apenas uma parte do desenvolvimento da depressão nas crianças, eles podem afetar o humor, sua atenção, sua vida social e escolar.
E destacam ainda que quase metade  dos problemas de sono podem ocorrer devido à influência genética, enquanto que a depressão geralmente é causada por influências ambientais, e ao juntar os dois fatores há uma maior probabilidade da criança sofrer de um ou mais episódios de depressão durante a vida.

A depressão infantil é um transtorno do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança ou do adolescente e interferir no seu processo de maturidade psicológica e social. As manifestações da depressão em crianças e em adultos são diferentes, possivelmente devido ao processo de desenvolvimento que existem na infância e adolescência. A etiologia da depressão tem sido estudada por vários autores e não se encontrou uma causa específica que possa justificar quadros de depressão na infância. 


Entretanto, existem vários fatores de risco associados ao aparecimento da doença, que podem ser encaixados em três categorias: biológica, psicológica e social/ambiental. Dentre as causas biológicas, a mais significante e bem estudada é o fator genético ou a hereditariedade para a depressão. Vários estudos têm mostrado altas taxas de depressão nos parentes adultos de crianças ou adolescentes com o problema. 


Estudos também mostram que o tratamento da depressão da mãe pode ajudar no desenvolvimento dos filhos. Em relação aos aspectos psicológicos sabe-se que situações traumáticas, tais como separação dos pais, mudança de colégio, morte de uma pessoa querida ou animal de estimação podem desencadear quadros de depressão. Com relação aos aspectos sociais e ambientais imagina-se que a pobreza pode estar relacionada com a depressão.


5 comentários:

  • Genislene Borges disse...

    Oi Toninha, ótima postagem pra deixar as mamães atentas.
    Conheço algumas crianças depressivas... e outra com síndrome do Pânico.
    Infelizmente os pais demoram muito procurar ajuda e começar a ajudar os filhos.
    Bjus, Genis

  • PORTAL EVANGELISMO disse...

    Que belíssimo post amiga. Vim conhecer seu novo cantinho. Olha demorei mais cheguei. É que ainda não estou totalmente recuperada da cirurgia que fiz, mais graças a Deus estou me recuperando. Obrigado por visitar o PORTAL EVANGELISMO e deixar seu recadinho. Voltarei sempre aqui. Um abraço! Continue nos visitando tá?

  • PORTAL EVANGELISMO disse...

    Amigos estou divulgando uma página do nosso blog que você precisa conhecer, é a PARCEIROS DO PORTAL. É um mosaico de amigos; Lá você pode adicionar seu link e seu banner e fazer uma parceria conosco levando o nosso banner. Participe! Click neste link e vá direto a página, deixe a sua participação! Seja nosso parceiro.

    http://jardimdolibano.blogspot.com.br/p/parceiros-do-portal.html

  • PORTAL EVANGELISMO disse...

    Ah! agora consegui mais de uma maneira diferente. FAZENDO LOGIN. Pode uma coisa dessa?? rsrsrrs mais ainda bem que consegui.

 

©Copyright 2013 - Todos os Direitos Reservados - Toninha Ferreira Mundo Mãe | Design By Arte e Design